15/05/2023 às 13h05min - Atualizada em 15/05/2023 às 13h05min

Curtas produzidos em oficinas do Trakinagem serão exibidos em noite de “Oscar”

Nas sessões de cinema, além dos curtas produzidos pelos alunos, serão exibidos também curtas-metragens de dois diretores convidados, “A Menina Espantalho” de Cássio Pereira dos Santos (Patos de Minas – MG) e “4 Bilhões de Infinito” de Marco Antônio Pereira (Cordisburgo – MG).

Redação
Com direito a palco com tapete vermelho e prestígio de familiares e convidados, as exibições serão realizadas nos dias 22 e 23 de maio com a entrega de troféus para crianças e jovens cineastas das Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU) e da Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM) que participaram das oficinas de curtas-metragens de ficção do projeto Trakinagem de fevereiro a abril. Nas sessões de cinema, além dos curtas produzidos pelos alunos, serão exibidos também curtas-metragens de dois diretores convidados, “A Menina Espantalho” de Cássio Pereira dos Santos (Patos de Minas – MG) e “4 Bilhões de Infinito” de Marco Antônio Pereira (Cordisburgo – MG).
 
O projeto Trakinagem Cinema e Educação que é patrocinado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pela produtora O Sopro do Tempo, tem como objetivo ensinar na prática os elementos básicos da linguagem audiovisual, buscando ampliar a percepção e transformar os olhares sobre a realidade sociocultural dos participantes, bem como torná-los espectadores mais críticos diante das produções cinematográficas que assistem.
 
De acordo com o idealizador e instrutor do projeto Trakinagem, Cristiano Barbosa, as oficinas estimulam a produção cinematográfica e promovem um espaço de criação e reflexão sobre cinema e a educação e amplia a visão dos alunos em relação ao cinema, instigando-os a pensarem nesses caminhos artísticos como profissão. “A conclusão do trabalho é uma etapa importante, pois é um momento de avaliação e de reconhecimento do potencial criativo dos participantes, bem como de celebração dos resultados junto à comunidade, de constatarmos como os filmes afetam as pessoas”, afirma.
 
Aprendizado
Nas oficinas, os alunos aprenderam técnicas básicas da criação da imagem em movimento, foram protagonistas, atuando como roteiristas, cinegrafistas, figurinistas, atores, iluminadores, produtores, além de entender como funciona a captação de imagens e de sons, as técnicas de atuação, a composição da fotografia, dentre outros elementos básicos da linguagem audiovisual. 
 
Neste primeiro bimestre foram produzidos seis curtas-metragens, três em cada instituição parceira. Na CCAU, um dos filmes produzidos conta a fábula de uma criança que encontra um meteorito que tem o poder de mudar a visão das pessoas, tornando o mundo colorido. Já na ADVEM, um dos curtas retrata a aventura de uma criança que gostaria de mostrar seu talento de escrever histórias em quadrinhos em um evento em São Paulo, porém não tem ideia de como chegar lá. Pensando em ajudar o garoto a realizar esse sonho, um grupo de amigos encontra um jeito pra lá de inusitado para ajudá-lo.
 
Cronograma
Dando sequência no cronograma do projeto deste ano, as próximas oficinas já começaram na Periferarte e no ABC do Glória com foco no gênero “Documentário”. E seguida será a vez da Estação Vida e Instituto de Formação Vamos Crescer (IFVC) trabalhar com a modalidade “Animação Stop Motion”, de agosto a setembro, e para finalizar, de outubro a dezembro, o trabalho finaliza no Lar Espírita e ADVEM com o gênero “Experimental”. Ao final de cada bimestre, os curtas desses alunos também serão exibidos em uma sessão especial, onde os participantes poderão conferir o resultado ao lado de familiares, amigos e colegas, e receberão troféus de participação.
 
Até dezembro, a meta do Trakinagem é alcançar 160 alunos, em oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula, cada, em sete diferentes instituições da cidade. Serão produzidos durante as atividades, no mínimo dois curtas-metragens em cada gênero cinematográfico trabalhado (Documentário, Animação, Ficção e Experimental), resultando em 16 filmes de curta duração.
 
Serviço
Premiação das Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU)
Data: 22/5/2023
Horário: 19h às 20h30
Local: Rua Lídia, nº 1316 – Bairro: Canaã
 
Premiação Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM)
Data: 23/5/2023
Horário: 19h às 20h30
Local: Avenida Orlandina Ondina, nº 1363 – Jardim Califórnia
 
As exibições são gratuitas e abertas para toda a comunidade.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp