12/05/2023 às 22h33min - Atualizada em 12/05/2023 às 22h33min

Roubo de celulares cresce no Brasil, aponta pesquisa

Pesquisa revela aumento preocupante no roubo de celulares no Brasil.

Redação
Plataforma Sala da Notícia/Jorsiley Porfirio
De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), houve um aumento no número de roubos de celulares no Brasil em 2022. O crescimento foi de 7% em comparação ao ano anterior, o que representou aproximadamente 1 milhão de pedidos de bloqueios para as operadoras. 
 
Assim que o aparelho é roubado ou furtado, algumas pessoas optam por rastrear celular pelo número para tentar recuperá-lo. No entanto, primeiro é recomendado fazer um boletim de ocorrência e, logo em seguida, pedir o bloqueio junto à operadora de telefonia móvel.
 
Estados com mais celulares bloqueados
São Paulo lidera o ranking com mais de 450 mil pedidos de bloqueios registrados em 2022. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com aproximadamente 110 mil. Já a terceira posição é ocupada por Minas Gerais, com em média 52 mil solicitações. 
 
Ao todo, a Anatel registrou em 2022, um total de 930.765 solicitações de bloqueio. Desses pedidos, 768 mil foram bloqueados diretamente pelas operadoras responsáveis e 164 mil por intermédio de órgãos de segurança pública. 
 
Na contramão estão os estados com os menores índices de roubo de celular em 2022. São eles: Tocantins (772), Roraima (1.139), Amapá (1.417), Acre (2.038) e Rondônia (3.588).
 
Como solicitar o bloqueio de celular?
Para evitar dor de cabeça, é necessário solicitar a interdição do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) o quanto antes. Este código é uma espécie de CPF do aparelho, por isso todo usuário precisa conhecer o seu. 
 
Para encontrar o IMEI, é necessário verificar a nota fiscal do celular ou a embalagem do produto. Além disso, também tem como seguir um passo a passo bem simples:
  1. Abra o teclado numérico do seu celular;
  2. Digite *#06#, como se estivesse ligando para alguém;
  3. Na sequência, o número do IMEI aparecerá na tela do aparelho.
O bloqueio do IMEI deve ocorrer o quanto antes, de preferência 24 horas após o roubo. Isso é importante para que outras pessoas não consigam se conectar na rede da operadora.

Desse modo, o criminoso não tem como usar a internet móvel, fazer ligações ou enviar mensagens de texto. 
 
Bloquear o IMEI também é uma estratégia fundamental para evitar a venda do smartphone roubado. No centro da cidade de São Paulo, por exemplo, há muitos receptores deste tipo de mercadoria, porém, uma linha bloqueada dificulta o comércio e a aplicação de golpes. 
 
Quem tem o celular roubado também deve tomar outro cuidado fundamental: bloquear o cartão SIM. Desse modo, o criminoso não terá qualquer chance de usar o chip em outro celular para aplicar golpes. 
 
Além disso, também é fundamental trocar imediatamente todas as senhas - redes sociais, bancos e outros serviços importantes. Assim, tem como se proteger de movimentações financeiras indevidas. 
 
O bloqueio é um procedimento irreversível. Desse modo, mesmo se encontrar o aparelho roubado, não terá como reativá-lo. Algumas operadoras até aceitam reverter, desde que o dono da linha compareça a uma loja pessoalmente e apresente um documento oficial com foto. 
 
Por fim, pessoas que pretendem comprar celular usado precisam verificar a procedência do aparelho antes de fechar negócio para não colaborar com esse mercado irregular. Para isso, basta fazer uma consulta no site oficial da Anatel: https://www.consultaaparelhoimpedido.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp