12/05/2023 às 12h08min - Atualizada em 12/05/2023 às 12h08min

Trakinagem ensina alunos do Periferarte e ABC do Glória a produzir vídeos de curta-metragem

O projeto é patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pela produtora O Sopro do Tempo.

Redação
Foto: Marco Paraná
Alunos da Periferarte e do ABC do Glória de Uberlândia – MG serão contemplados com o projeto Trakinagem Cinema e Educação, que vai oferecer oficinas de linguagem audiovisual aos sábados, das 9h às 12h, e às terças-feiras, das 13h às 16h30, respectivamente, entre os dias 6 de maio a 27 de junho.
 
O objetivo é ensinar elementos básicos da linguagem audiovisual por meio de oficinas práticas, ampliando a percepção e transformando o olhar dos participantes sobre a realidade sociocultural, além de torná-los espectadores mais críticos diante das produções cinematográficas. O projeto é patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pela produtora O Sopro do Tempo.
 
Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de vivenciar diversas etapas do processo de produção de um filme, desde a proposição e definição de ideias até a edição e a montagem. O gênero cinematográfico trabalhado será "Documentário", e os alunos aprenderão técnicas básicas de criação da imagem e do movimento, atuando em diferentes funções, como roteiristas, cinegrafistas, figurinistas, atores, iluminadores, produtores, entre outras, para a produção de um curta-metragem.
 
“A partir de um bate-papo, surge uma ideia. Daí em diante são escolhidos os cenários disponíveis dentro da instituição e no entorno, os personagens que atuarão, e todos os que darão suporte nessa produção. É uma aula totalmente nova para os participantes e um processo de aprendizagem coletivo, bem didático que traz resultados fantásticos", ressalta o idealizador e instrutor do projeto Trakinagem - Cinema e Educação, Cristiano Barbosa.
 
Prática
Nos meses de março e abril, as oficinas aconteceram nas Creches Comunitárias Associadas de Uberlândia (CCAU) e na Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM).
 
Para Ana Laura de Freitas Nogueira, de 12 anos, aluna da CCAU, participar do projeto Trakinagem foi enriquecedor. “Aprendi a posicionar a câmera, mexer em uma câmera de verdade, coisas novas que nunca imaginei que iria aprender.  Nesse projeto eu fui atriz. Isso me ajudou até a me soltar um pouco porque tenho muita dificuldade em falar na frente de outras pessoas, sou muito tímida. Gostei muito de ter participado”, disse.   
 
Sarah Gabriely, de 13 anos, também falou sobre a importância do projeto na CCAU. “Aprendi os tipos de planos da câmera, como gravar. É muito legal quando a gente vê o vídeo pronto depois”, ressalta Sarah. 
 
Quem também colocou o aprendizado em prática foi Erick Vinícius, de 10 anos, aluno do CCAU. “É a primeira vez que tenho aula desse tipo. Participei como ator e gostei muito porque aprendi coisas diferentes”, disse.   
 
O projeto acontece durante todo o ano. As próximas oficinas serão realizadas na ONG Estação Vida e no Instituto de Formação Vamos Crescer (IFVC) com o gênero “Animação Stop Motion”, de agosto a setembro, e no Lar Espírita e ADVEM será trabalhado de outubro a dezembro a linguagem "Experimental".
 
Ao final de cada bimestre, os curtas serão exibidos em uma sessão de cinema, onde os participantes poderão conferir o resultado ao lado de familiares, amigos e colegas, e receberão troféus de participação. Até dezembro, o Trakinagem terá alcançado 160 alunos, em oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula, cada, em sete diferentes instituições da cidade. Serão produzidos durante as atividades, no mínimo dois curtas-metragens em cada gênero cinematográfico trabalhado (Documentário, Animação, Ficção e Experimental), resultando em 16 filmes de curta duração.
 
Sobre o Instituto Algar
Há mais de duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado. Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar; conectando pessoas às oportunidades.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp