27/04/2023 às 22h30min - Atualizada em 27/04/2023 às 22h30min

Governo de São Paulo divulga abre e fecha de serviços no Dia do Trabalho

Hospitais estaduais mantêm funcionamento normal para atendimento a urgências e emergências de sábado (29) ao feriado de segunda-feira (1º).

Redação
Com o feriado internacional do Dia do Trabalho na próxima segunda-feira (1º), alguns serviços estaduais podem ter horários de funcionamento alterados já a partir deste sábado (29).

Veja abaixo o que abre e o que fecha e programe-se:

Saúde
Na segunda, os hospitais estaduais mantêm funcionamento normal para atendimento a urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os postos de doação da Pró-Sangue terão atendimento para doações na segunda apenas nos postos Clínicas e Mandaqui, das 8h às 16h. Para mais informações, acesse: www.prosangue.sp.gov.br.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na zona leste da capital, não vão funcionar neste feriado.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa também não terão expediente na segunda.

Poupatempo
Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados na segunda. As unidades voltam a funcionar normalmente na terça (2). O atendimento presencial é feito apenas com agendamento prévio, que é grátis e deve ser solicitado pelos canais oficiais do programa.

As opções digitais continuam acessíveis a qualquer hora e lugar no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual chamado “P”, que atende no portal e via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre os 260 serviços online, estão disponíveis opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e atestado de antecedentes criminais.

Para conferir os endereços e horários de funcionamento das unidades do Poupatempo, acesse www.poupatempo.sp.gov.br.

CPTM, Metrô e EMTU
Na segunda, as linhas da CPTM, do Metrô e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU atenderão com programação especial. A operação também será monitorada e, se necessário, haverá mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

Na CPTM, a operação das cinco linhas de trens na segunda será igual à de um domingo. No sábado (29) e no domingo (30), a programação prevista será mantida, com intervalos programados para os fins de semana.

Vale lembrar que o intervalo médio aos sábados após às 21h, domingos e feriados é de até 35 minutos para obras de melhorias e modernização nas linhas CPTM para tornar as viagens mais seguras, rápidas e confortáveis. Os passageiros são informados sobre eventuais alterações na operação por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. Também é possível acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Os ônibus da EMTU, que circulam em cinco regiões metropolitanas paulistas, funcionarão com programação horária de domingos na segunda. No sábado e domingo, os serviços operam com a programação normal dos fins de semana. Horários e itinerários estão disponíveis no site (www.emtu.sp.gov.br) e no app da EMTU.

No Metrô, a operação das linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata irá funcionar normalmente, com frota de final de semana. Na segunda, as linhas do Metrô terão oferta de trens programada para atender à demanda de eventos no Vale do Anhangabaú e em outros pontos da capital. As linhas contarão com frota reforçada e trens reserva.

Bilhetes – Para evitar filas nas estações, recomenda-se a compra antecipada dos bilhetes. Desde o final de 2020, o bilhete de metrô e trens metropolitanos é um QR Code digital que pode ser adquirido pelo celular, sem a necessidade de impressão.

A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou canal oficial de WhatsApp adicionando o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento dentro das estações com cartão de débito. É importante ter cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bicicletas – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com bicicletas no Metrô e na CPTM. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bicicleta no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Sabesp
A Central de Atendimento, telefone 0800-0550195, funcionará 24 horas durante a segunda-feira, bem como o telefone 195 para emergência. Isso vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), via mensagem de texto 24 horas, todos os dias.

Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br), é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços a qualquer hora, em todos os dias da semana. Isso vale para a Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482).

O atendimento online pelo chatbot (serviço automatizado) estará disponível 24 horas para serviços como consulta de débitos, solicitação de segunda via e comunicação de falta de água; já o atendimento humano pelo chat funcionará das 8h às 21h, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/. Na Ouvidoria (0800 055 0565), também não haverá atendimento na segunda.

Agências
As agências de atendimento presencial da Sabesp da Grande São Paulo, interior e litoral estarão fechadas durante o feriado, bem como unidades do Poupatempo, Descomplica SP e Resolve Fácil, em Itapevi; e Ganhatempo, em Barueri. Isso vale para quiosques da Grande São Paulo (Shopping Parque Maia e Hipermercado Andorinha) e para o Fácil Shopping Bonsucesso e Bom Clima, em Guarulhos. No sábado, o atendimento é normal mediante agendamento do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) e dos quiosques (https://agendamento.sabesp.com.br/).

Parques urbanos
Confira os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: [email protected].

Bom Prato
Neste feriado, mais 10 restaurantes da rede estadual estarão abertos. Eles se juntam a 21 unidades que passaram a funcionar aos fins de semana e feriados, totalizando 31 restaurantes funcionando ininterruptamente no estado.

Capital: 25 de Março, Campos Elíseos (Rua Mauá, nº 66 e Praça da República), Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. Juntas, as unidades servem cerca de 30 mil refeições por dia.

Grande São Paulo: São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Cotia, Francisco Morato, Osasco, Mogi das Cruzes I, Suzano, Carapicuíba e Guarulhos.

Interior e litoral: Rio Claro, Taubaté, Bauru, Campinas, Jacareí, Franca, São José dos Campos e Santos I.

Nos finais de semana e feriados, os restaurantes servirão as refeições no formato de marmitas. Horários de funcionamento:
  • 07h00 – Café da manhã
  • 10h30 – Almoço prioritário para idosos
  • 11h00 – Almoço
  • 17h00 – Jantar
Saiba mais sobre o programa Bom Prato e endereços das unidades fixas e móveis: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp