25/04/2023 às 19h08min - Atualizada em 25/04/2023 às 19h08min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG amplia serviço de teleconsultas com agendamento às quartas e quintas-feiras

Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A Prefeitura de Belo Horizonte – MG amplia, a partir desta quarta-feira (26), a oferta do serviço de teleconsultas para atendimento das pessoas de todas as faixas etárias, com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika. Antes disponibilizadas de sábado a terça-feira, agora o serviço também pode ser agendado às quartas e quintas-feiras. A teleconsulta deve ser agendada a partir das 7h do dia em que o morador deseja o atendimento.
 
O serviço de teleconsultas, que foi retomado pela PBH no dia 15 de abril, é uma oferta complementar à rede de saúde do município e faz parte do plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses. Desde o início da oferta do serviço, as teleconsultas já atenderam a aproximadamente 200 pessoas.
 
Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados em Centros de Saúde na capital terão acesso à modalidade assistencial por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH, com atendimento de médicos da Rede SUS-BH.
 
Como agendar
A consulta deve ser realizada por pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas e/ou vômitos.
 
A iniciativa tem o objetivo de atender e orientar a população, sendo uma importante oferta assistencial complementar à rede de saúde do município, voltada principalmente para os casos leves de síndrome gripal e suspeitos de dengue, zika e chikungunya.
 
Somente moradores de Belo Horizonte e cadastrados em Centros de Saúde na capital têm acesso ao teleatendimento. Caso o cidadão não seja cadastrado, ele deverá procurar o Centro de Saúde de referência para realizar o cadastro. Os endereços estão disponíveis no Portal da Prefeitura. O serviço é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Unimed-BH.
 
O cidadão acessa o serviço por meio do Portal da PBH. Após confirmar o cadastro na plataforma, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH. Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
 
As teleconsultas que sejam agendadas para crianças deverão sempre ser realizadas através do cadastro da própria criança no sistema e não com o cadastro dos pais/responsáveis, que devem estar junto à criança/adolescente durante todo o teleatendimento.
 
De acordo com o diagnóstico, o paciente receberá as devidas orientações, bem como prescrição e outros documentos médicos que se fizerem necessários, que serão enviados para o e-mail cadastrado dentro de um prazo de até 24 horas úteis. Com a impressão da receita e/ou exame, o paciente ou responsável poderá buscar o medicamento ou agendar o exame no Centro de Saúde de sua área de abrangência.
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