19/04/2023 às 11h54min - Atualizada em 19/04/2023 às 11h54min

Lula participa de cerimônia do Dia do Exército em Brasília – DF

Presidente entrega condecorações a integrantes da instituição, que completa 375 anos de história e conta com mais de 200 mil homens e mulheres.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou na manhã desta quarta-feira (19) em Brasília – DF, da Cerimônia do Dia do Exército. A instituição completou 375 anos de história e soma atualmente mais de 200 mil homens e mulheres.
 
O evento no Setor Militar Urbano contou com a presença do ministro da Defesa, José Múcio, do comandante do Exército, general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, além de representantes do alto escalão das Forças Armadas e de cerca de 1.800 militares.
 
Houve exposição e apresentação de armamentos, motos, tanques, caminhões, ônibus e aeronaves militares, além de desfile de tropas da corporação e da cavalaria. O presidente Lula participou da entrega de condecorações como a Ordem do Mérito Militar e a Medalha do Exército, concedidas a militares e civis que prestam notáveis serviços ao país.
 

No discurso lido pelo general Tomás Miguel Miné Ribeiro, ele rememorou que o surgimento do Exército é atribuído à Primeira Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, que marcou a união entre portugueses e brasileiros na luta contra invasores holandeses na Capitania de Pernambuco.
 
Ele exaltou nomes e feitos da instituição nos tempos do Brasil Colônia, do Império e na República, e reforçou o caráter de Estado do Exército no papel de promoção da paz e da defesa das fronteiras e dos recursos naturais do país em todos os biomas.
 
“O Exército imortal de Caxias, instituição de Estado, apolítica, apartidária, imparcial e coesa, integrada à sociedade e em permanente estado de prontidão, completa 375 anos de história. Sua existência está alicerçada em valores e tradições, bem como comprometida com a defesa da Pátria, da independência, da República e da democracia”, disse o comandante.
 

“Tenhamos fé nos princípios democráticos, na resiliência e solidariedade do povo brasileiro e no valor profissional dos nossos militares”, completou.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp