04/10/2019 às 12h04min - Atualizada em 04/10/2019 às 12h04min

Eleições para Conselho Tutelar acontecem neste domingo em todo o Brasil

Conselheiros Tutelares são responsáveis por zelar pelos direitos da criança e do adolescente e seguir determinações do ECA.

Cidades de todo o Brasil realizam, neste domingo (6), eleições para escolher os novos membros dos Conselhos Tutelares pelos próximos quatro anos.

O órgão, que é vinculado às prefeituras dos municípios, é responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. A instituição foi criada em 1990 pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

É obrigatório ter ao menos um conselho tutelar em cada cidade e cada conselho tem cinco conselheiros.

Cada cidade pode definir, de acordo com a demanda, o seu número de conselhos.

Cada município organiza o seu próprio pleito, com regras próprias, mas, em geral, os candidatos precisam ter reconhecida a idoneidade moral, ter mais de 21 anos e residir na cidade que vai atuar.

Há prefeituras que aplicam provas de redação, português e matemática, anteriores à votação, com o objetivo de pré-selecionar os candidatos. Outras exigem experiência na área de serviços sociais, tempo mínimo de moradia na cidade ou escolaridade mínima.

Já para os interessados em votar, é preciso ter mais de 16 anos e estar regularizado com a justiça eleitoral. A votação, no entanto, é facultativa. No domingo, é necessário levar o titulo de eleitor e um documento com foto.

A eleição dos conselheiros tutelares tem gerado mobilização nas redes sociais tanto de grupos religiosos quanto de grupos progressistas.

As disputas se intensificaram após repercussão de reportagem da BBC, que revelou que dezenas de igrejas estão pleiteando candidatos. Entre elas, há uma disputa entre evangélicos e católicos pelos cargos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp