07/04/2023 às 17h41min - Atualizada em 07/04/2023 às 17h41min

Conhecer seu temperamento pode salvar seu relacionamento

Especialista Fernanda Boaventura ensina como lidar com temperamentos.

Redação
Foto: Divulgação/Fábio Sousa/Agência Fio Condutor – Fernanda Boaventura
Desenvolver o temperamento em prol do relacionamento pode ser a chave para salvar um casamento em crise. É o que afirma Fernanda Boaventura, neurocientista e especialista em Temperamentos. Segundo ela, entender como cada um reage emocionalmente aos eventos da vida é essencial para um relacionamento saudável e duradouro.
 
Os quatro tipos de temperamento são: Colérico, Fleumático, Melancólico e Sanguíneo. Cada um tem características próprias e é importante reconhecê-las para entender o parceiro e ter uma relação mais saudável.  
 
“Por exemplo, o Colérico é acelerado, ligado no 220 volts, quer tudo pra ontem, determinado e obstinado. Pode parecer controlador e mandão. Já o fleumático tende a se deixar dirigir, é lento nas reações, manso, tranquilo e tende a deixar tudo pra depois. O melancólico é o cônjuge sensível, silencioso, observador e detalhista. E o Sanguíneo é intenso, espontâneo, falante, barulhento e explosivo”, revela a especialista.

Boaventura explica que com o passar do tempo, as diferenças de temperamento se tornam mais evidentes e podem prejudicar a relação. Para evitar esses problemas, a especialista sugere que os casais invistam tempo e esforço em entender e desenvolver seus temperamentos individuais, pois a relação fica mais leve e então o casal pode buscar a vida de amadurecimento.
 
“Algumas pessoas são naturalmente mais calmas e controladas, enquanto outras são mais impulsivas e expressivas. É importante entender que não há um temperamento “certo” ou “errado”, mas sim diferentes tipos de temperamentos que podem ser compatíveis ou conflitantes”, comenta Boaventura.

Fernanda enfatiza que o desenvolvimento do temperamento não é uma tarefa fácil e exige comprometimento e paciência. É fundamental identificar os pontos fortes e fracos de cada um, aprender a comunicar as emoções de forma saudável e encontrar maneiras de se adaptar às diferenças. O objetivo não é mudar a personalidade do parceiro, mas sim encontrar maneiras de se relacionar de forma harmoniosa e respeitosa.

Autora do livro “Os 4 temperamentos e a espiritualidade”, Fernanda compartilha dicas e estratégias para ajudar as pessoas a entenderem e trabalharem em seus temperamentos. Ela acredita que amadurecer é o nosso destino e se dedica a auxiliar pessoas nessa busca.

Quem é a Fernanda Boaventura?
Neurocientista, teóloga, graduada em Ciências Biológicas e Gestão Pública, mas entregou-se por completo ao seu chamado de desenvolver pessoas. Fernanda Boaventura tem ensinado de forma autêntica sobre autoconhecimento, maturidade e espiritualidade. É conhecida por confrontar todos a saírem da vitimização e amadurecerem.

Autora do livro “Os 4 temperamentos e a espiritualidade” e criadora do curso “A Jornada dos Temperamentos” com mais de 4 mil alunos em três continentes. É professora, consultora, mentora, palestrante e influencer com mais de 1 milhão de contas alcançadas por mês em seu Instagram com 191 mil seguidores
 
Instagram: https://www.instagram.com/afernandaboaventura/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp