06/04/2023 às 13h57min - Atualizada em 06/04/2023 às 13h57min

51ª Semana dos Povos Indígenas continua no Museu Índia Vanuíre

Totalmente gratuita, programação traz bate-papo com representantes indígenas, curiosidades sobre culinária, além de demonstração de objetos e artesanatos.

Redação
Continua, no Museu Índia Vanuíre, em Tupã – SP, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, mais uma Semana dos Povos Indígenas. É a 51ª edição do evento que traz, sempre das 9h às 16h, até 20 de abril, a participação de representantes dos povos Kaingang, Terena, Krenak e Guarani-Nhandewa.
 
Na próxima terça-feira (11), Dirce Jorge, da etnia Kaingang, realizará um bate-papo sobre a relação dos povos indígenas com a terra, a natureza e o sagrado. No mesmo dia, em outra ação, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a culinária indígena brasileira, por meio de uma apresentação de técnicas e ingredientes usados em pratos típicos do povo Krenak, atividade feita pela indígena Fabiana Damaceno.
 
Já na quarta-feira (12), Ricardo Pereira Castelão, da etnia Guarani Nhandewa, em uma roda de conversa, vai contar a história da resistência do povo Guarani Nhandewa no Oeste de São Paulo. Ele ainda fará uma demonstração de confecção e uso do arco e flecha, porunga e colar. Logo depois, Jhonatan Feliciano Marcolino recebe o público para um bate-papo sobre a importância da dança e do cântico da cultura Guarani Nhandewa.
 
E, na quinta-feira (13), os convidados indígenas serão da Aldeia Tereguá. Joel Henrique, da etnia Terena, vai falar sobre os ensinamentos tradicionais do seu povo. Elizeu Caetano, Guarani Nhandewa, trará reflexões sobre a história da resistência do seu povo no Oeste Paulista e as lutas para o fortalecimento da cultura.
 
Na sexta-feira (14), o encontro será com Rosenilda, da etnia Kaingang, que vai abordar as diferentes matérias-primas utilizadas pelos indígenas em seus artesanatos. Já Lidiane Damaceno, da etnia Krenak, realizará um bate-papo enriquecedor sobre a Decolonialidade Cultural, momento oportuno para criar um espaço de diálogo com objetivo de desconstruir ideias equivocadas em relação aos povos indígenas.
 
Até 20 de abril a agenda ainda contempla rodas de conversa, oficinas temáticas, apresentação de dança, entre outras ações.
 
Mais atividades
Além da programação especial, neste sábado (8) e no domingo (9), das 10h às 16h, acontece o projeto “Família no Museu”, que destaca atividades lúdicas e reflexivas por meio de um jogo de quebra-cabeça temático. O objetivo é estimular a interação cultural familiar e histórica, promovendo aprendizagem cultural de forma lúdica e reflexiva acerca do módulo “Representação Plumária no Acervo Indígena”, abordando os adornos indígenas e não-indígenas.
 
O público pode aproveitar a oportunidade para conhecer duas exposições temporárias em cartaz. A primeira, intitulada “Pinturas em tela – Projeto Aguçando as Memórias 2022”, traz 18 telas com temas de frutas e flores, todas produzidas por participantes do projeto “Aguçando as Memórias” cujo público-alvo são os idosos. E, ainda, a mostra “Cerâmica Terena: Preservando a Memória e a Tradição”, com peças como panelas, jarros, moringas e esculturas, entre outros acervos produzidos pelos povos Terena, habitantes de terras indígenas no interior de São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
 
Visitação
O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã – SP, e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp