01/04/2023 às 14h39min - Atualizada em 01/04/2023 às 14h39min

Agentes de segurança da CPTM começam a usar câmeras nos uniformes

Serão 160 câmeras utilizadas em todas as cinco linhas da companhia.

Redação
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Agentes de segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começaram a utilizar bodycams, que são câmeras acopladas aos uniformes para filmagem e gravação de ocorrências, nesta sexta-feira (31).
 
As 160 câmeras serão utilizadas por agentes próprios da companhia e ficarão ligadas durante todo o período de uso. A gravação será acionada a partir do momento em que for observado que uma situação pode sair do controle desses colaboradores.
 
Todos os agentes já passaram por treinamento prévio e estão aptos para utilizar o equipamento, que busca melhorar a segurança dos passageiros. “Esperamos um efeito civilizador dentro do sistema. Queremos que o uso da câmera pelos nossos agentes ajude a coibir práticas proibidas no sistema, como comércio ambulante, desacato e até outros crimes mais graves”, afirma Iran Figueiredo Leão, Gerente de Segurança da CPTM.
 
Iran Figueiredo diz que as cinco linhas da companhia terão agentes com o equipamento. “Assim como imagens dos nossos trens e estações, as imagens ficarão à disposição da companhia e serão encaminhadas imediatamente à autoridade policial assim que solicitadas”, explica.
 
Com a utilização das bodycams, a CPTM espera uma redução das abordagens e intervenções, visto que o infrator poderá se inibir e não praticar o delito. “As imagens também servem como evidências em processos judiciais, além de propiciarem redução de denúncias e reclamações”, completa Iran.
 
A licitação para a compra das câmeras contemplou também a aquisição de 12 estações para o download de imagens. O contrato para a compra das câmeras foi fechado em 18/07/2022 pelo valor de R$ 421 mil.
 
“Com essa nova tecnologia à disposição da nossa equipe de segurança, fortalecemos o nosso compromisso de garantir uma viagem segura para os nossos passageiros”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp