29/03/2023 às 12h10min - Atualizada em 29/03/2023 às 12h10min

Itu – SP vai sediar o Auti-Down – Comemoração e Inclusão em Dose Dupla

O Auti-Down vai contar com apresentações musicais e artísticas, oficinas criativas, roda de conversa, feira de artesanato e espaço gastronômico.

Redação
Foto: Prefeitura Itu - SP
Com o objetivo de celebrar a inclusão, comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Mundial do Autismo, a Abraço Social com realização conjunta da Prefeitura de Itu – SP, vai promover o evento Auti-Down – Comemoração e Inclusão em Dose Dupla. O Auti-Down será realizado no sábado, dia 1º de abril das 10h às 18h, na Praça Conde de Parnaíba, (em frente à antiga escola Convenção, hoje Rede Saber) e no CILA (Centro Ituano de Letras e Artes), que vai funcionar como casa acolhedora.

O dia 1º de Abril, data de realização do evento, foi escolhido pela proximidade entre os dias 21 de março e 02 de abril, respectivamente oficializados, como Dia Internacional da Síndrome de Down e o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Esse evento tem como objetivo conscientizar a população sobre os temas, além de promover a inclusão e destacar pessoas pelo protagonismo exercido na sociedade, através de uma programação informativa, acolhedora e artística.

O Auti-Down vai contar com apresentações musicais e artísticas, oficinas criativas, roda de conversa, feira de artesanato e espaço gastronômico. A organização do Auti-Down está a cargo da diretora da Abraço Social, Tânia Faga, em conjunto com duas mães atípicas, Priscila Pinha Coelho, idealizadora do Projeto Eu Incluo e Viviane Braga Muhlstedt, idealizadora do Projeto da Vida e parceria das organizações sociais: APAE – Itu, APAE – Salto, AMAI – Itu. A Prefeitura de Itu participa do evento com montagem da estrutura, liberação do espaço e colaboração das Secretarias da Promoção Social, Saúde, Comunicação, Turismo, Esportes, Obras, Educação, Meio Ambiente, Segurança e Cultura.

Como apoiar o evento - É possível apoiar adquirindo uma "quota colorida" ou através de financiamento coletivo. O Auti-Down também tem por objetivo apoiar as entidades APAE Itu, APAE Salto, AMAI, Projeto Eu Incluo e Projeto da Vida, através da feira da generosidade presente no evento e plataforma de financiamento coletivo, que está disponível no site https://www.abracosocial.com.br/autidown  

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência exige que todos tenham a liberdade de fazer suas próprias escolhas, que as pessoas com deficiência têm o direito de serem tratadas com justiça e ter as mesmas oportunidades que todas as outras pessoas, atuando junto com outras pessoas para melhorar suas vidas.
 

Síndrome de Down 
O tema da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down de 2023 será “CONOSCO, NÃO POR NÓS”. A Síndrome de Down Internacional, que lidera os eventos pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, espera superar o modelo caritativo da deficiência ultrapassado, onde as pessoas com deficiência eram tratadas como objetos de caridade, merecedoras de pena, contando com o apoio de outras pessoas.

Autismo  
O tema da campanha do Dia Mundial de Conscientização do Autismo de 2023, será “MAIS INFORMAÇÃO, MENOS PRECONCEITO”. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Assim, essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população. Além disso, a ideia é reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Programação
O Auti-Down – Comemoração e Inclusão em Dose Dupla vai acontecer no dia 1º de Abril, das 10h às 18h, na Praça Conde de Parnaíba e é gratuito.  Todas as atrações terão como protagonistas, isto é, cantores, artistas, dançarinos, entrevistados, pessoas com autismo e down. Confira a programação:
  • Jogo de Futsal Inclusivo.
  • Fanfarra inclusiva e Dança com alunos da APAE Itu.
  • Almoço Musical - Cantor Julio Pariz
  • Apresentação Musical - Projeto EU INCLUO
  • Oficina música e movimento (interação com o público) alunos da AMAI Itu.
  • Roda de Conversa - Tema: Como é descobrir o Autismo na Vida Adulta? - Projeto DA Vida.
  • Fanfarra inclusiva e Apresentação de Canto e Dança com alunos da APAE Salto
  • Dj DOWN Pedrão Lalli de Taubaté/SP.
  • Apresentação Musical - Projeto Felicidade Down - Sorocaba/SP.
  • Contação de Histórias e Oficinas Criativas.
  • Grupo Urban Sktechers Itu - participação Fernanda Barbi Brock (autista/designer têxtil)
Mais informações no site: https://www.abracosocial.com.br/autidown
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp