24/03/2023 às 16h51min - Atualizada em 24/03/2023 às 16h51min

A mulher por trás do ícone: Áudio Série inédita narra a vida e o legado de Marielle Franco

Com narração de Dira Paes, Gabriela Loran, Verônica Bonfim e Zélia Duncan, biografia escrita pela jornalista Audrey Furlaneto homenageia a socióloga e ativista enquanto celebra a diversidade feminina. Lançamento marca a linha de grandes biografias da Storytel no Brasil.

Redação
Cinco anos depois de seu assassinato no Rio de Janeiro, Marielle Franco tem a trajetória de vida narrada na áudio série “Marielle: Uma Biografia”, escrita pela jornalista Audrey Furlaneto e narrada pelas atrizes Dira Paes, Gabriela Loran e Verônica Bomfim e pela cantora Zélia Duncan. Concebida a partir de pesquisas e entrevistas, a obra, com lançamento no dia 30 de março, reúne histórias da vereadora que se tornou um ícone da resistência e da luta por justiça social e pelos direitos humanos no país. A narrativa é construída a partir de depoimentos inéditos da família e de amigos, professores e companheiros de trabalho doda vereadora, a quinta mais votada do Rio de Janeiro em 2016 e que teve o mandato abreviado por uma execução cruel em 14 de março de 2018. “Marielle Franco: Uma Biografia” é um lançamento da plataforma de áudio séries e e-books Storytel no Brasil.
 
Para celebrar a diversidade feminina e explicitar a vida de Marielle Franco como mulher, filha, irmã, companheira, mãe e amiga, a Storytel convidou as atrizes Dira PaesGabriela LoranVerônica Bomfim e a cantora e compositora Zélia Duncan para narrar a história. Os assinantes da plataforma poderão escolher uma das quatro versões de narração disponíveis ou mesclar os episódios para ouvir a narrativa em todas as vozes.
 
Para Dira Paes, “Marielle representava todas as mulheres e era todas elas numa só. Ela nos ensina a entender a vida politicamente através de exemplos cotidianos”. Já Gabriela Lorane afirma que a conexão com a obra reforça seu compromisso com a responsabilidade social: “Quando escutei que a áudio série seria sobre Marielle Franco, entendi a importância de trazer minha voz. Ela foi uma das primeiras pessoas que escutei efetivamente incluir a pauta trans na política”Em relato emocionado, Verônica Bonfim completou: “Para mim, é muito simbólico que a minha primeira experiência narrando em áudio seja sobre Marielle Franco. A partir da minha voz e do meu corpo, posso ser um pedacinho dessa história”. 
 
​​“Esta é uma obra construída sobretudo a partir da escuta. São principalmente as mulheres da vida de Marielle – desde sua mãe, Marinete, até a sobrevivente do assassinato e amiga da vereadora, Fernanda Chaves – que costuram as memórias para dar corpo à este perfil biográfico”, afirma a autora. “Se as narrativas na grande imprensa em geral se voltaram para as investigações do crime (ainda sem solução) que tirou a vida de Marielle, este livro é um mergulho na história de uma mulher negra, mãe solo e cria da favela, que, desde as ancestrais paraibanas, tem a resistência e a justiça social como o caminho para mover as estruturas do país”.​​​
 

Sobre “Marielle: Uma Biografia” 
Ao longo da áudio série, os ouvintes terão a oportunidade de acompanhar a jornada de uma menina de família paraibana, que nasceu e cresceu​ ​ no Complexo da Maré, conjunto que abrange 16 favelas na zona norte do Rio de Janeiro. Suas primeiras influências vêm do que ela chamava de “bonde da peixeira”: as mulheres de Alagoa Grande – PA que tanto lutaram para manter a educação dos filhos e, também, ajudar os mais necessitados. Aos 11 anos, no Conjunto Esperança, Marielle já trabalhava e ajudava a cuidar da irmã, Anielle Franco, hoje ministra da Igualdade Racial. Na adolescência, ela foi dançarina de funk, catequista, estudante do Curso de Pré-Vestibular Comunitário da Maré e, aos 19 anos, tornou-se mãe. Conciliou a maternidade com a faculdade de Ciências Sociais na PUC-RJ, apaixonou-se por Monica Benicio, atualmente vereadora no Rio, e tomou para si também a defesa da população LBGTQIA+. “Marielle: Uma Biografia” recupera histórias da filha de Marinete, neta de Filomena, irmã de Anielle e companheira de Monica, e se vale de depoimentos inéditos da própria vereadora, além de relatos de quem esteve com ela ao longo de um percurso que a levariam ao centro dos debates políticos. "Esta é uma história que diz respeito a todo mundo que quer um Brasil melhor, que sabe a luta das mulheres pretas neste país", opina Zélia Duncan. 
 
Com narração de Dira Paes, Gabriela Loran, Verônica Bonfim e Zélia Duncan, a biografia em áudio dividida em dez episódios será lançada em 30/03, com exclusividade na Storytel. A plataforma pode ser acessada digitalmente por meio de assinatura mensal a partir de R$ 14,90.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp