24/03/2023 às 12h59min - Atualizada em 24/03/2023 às 12h59min

Livros que inspiraram famosos filmes agora disponível para leitura gratuita na BibliON

Obras literárias que conquistaram corações e ganharam vida nos cinemas.

Redação
Assessoria de Imprensa da BibliON
A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, vem ganhando espaço entre os apaixonados pelo mundo dos livros. Com um acervo atualizado e diversificado, a plataforma oferece mais de 17 mil obras de todos os gêneros, além de atividades que estimulam a leitura. Entre as obras disponíveis, encontram-se clássicos que inspiraram produções cinematográficas que se tornaram verdadeiros sucessos de bilheteria. Para facilitar a conexão entre livro e filme, a BibliON selecionou algumas dessas obras e apresenta um pouco da história por trás da tela.
 
Além dos livros listados abaixo, vale a pena dar uma conferida na BibliON para checar se o seu livro preferido está disponível para leitura gratuita. A seguir, algumas sugestões:
 
A teoria de tudo – Jane Hawking
A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos – entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen. Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.
 
A barraca do beijo – Beth Reekles
ELLE EVANS é o que toda garota quer ser: bonita e popular. Mas ela nunca foi beijada. NOAH FLYNN é lindo e um tanto quando bad boy – tá, o maior bad boy da escola - e o rei dos joguinhos de sedução. A verdade é que Elle sempre teve uma queda pelo jeito descolado de Noah, que, por coincidência, é o irmão mais velho de seu melhor amigo, Lee. Essa paixão cresce ainda mais quando Elle e Lee decidem organizar uma barraca do beijo no festival da Primavera da escola e Noah acaba aparecendo por lá. Mas o romance desses dois está bem longe de ser um conto de fadas. Será que Elle vai acabar com o coração partido ou conseguirá conquistar de vez o bad boy Noah? 
 
Juntos para sempre – W. Bruce Cameron
A continuação de Quatro vidas de um cachorro, o best-seller do The New York Times que emocionou milhões! Amigão, agora um cão velho que sentiu que cumpriu o seu objetivo de vida (ou vidas) vive feliz com Hannah. Porém, quando Glória, uma aspirante a cantora, chega com Clarity, uma neta que Hannah não sabia que existia, Amigão se responsabiliza pelo bem-estar da menina, em especial ao ver o quanto Gloria não se importa com a própria filha. Assim, uma nova jornada começa, e o animal tem um novo objetivo: proteger e amar Clarity da forma incondicional que apenas um cachorro pode fazer.
 
Deixe a neve cair – John Green
Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores best sellers John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego. Quando o trem que deveria levar Jubileu para a Flórida atolar na neve, ela decide se aventurar do lado de fora. Por sorte, encontra uma lanchonete aberta: a Waffle House, onde conhece Stuart, um rapaz que ainda não se recuperou totalmente de um coração partido. Enquanto isso, Tobin e seus amigos, JP e Duke, estão curtindo a véspera de Natal escondidos em casa, assistindo a uma maratona de James Bond. Mas, apesar da nevasca, os três decidem enfrentar a noite fria e seguem para a Waffle House da cidade – ou assim eles pensam... Já a vida de Addie parece miserável desde o término do seu namoro. Agora, um dia depois do Natal, ela precisa provar que não é egoísta - e vai fazer de tudo para cumprir uma promessa, mesmo que isso signifique enfrentar o passado. Os jovens desses contos têm mais em comum do que apenas a nevasca que isola a cidade. E como nada acontece do jeito que eles haviam planejado, resta a pergunta: será que a magia do Natal vai presenteá-los com o milagre que eles tanto desejam? O livro Deixe a neve cair já entrou nas listas de mais vendidos da Veja, O Globo e Folha de S. Paulo e está sendo adaptado para filme pela Netflix.
 
Por lugares incríveis – Jennifer Niven 
Agora um filme Netflix, estrelado por Elle Fanning e Justice Smith.Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e chamado de “aberração” por onde passa. Para piorar, é obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: conhecer lugares incríveis do estado onde moram. Ao lado de Finch, Violet para de contar os dias e finalmente passa a vivê-los. O garoto, por sua vez, encontra alguém com quem pode ser ele mesmo, e torcer para que consiga se manter desperto."Me apaixonei por Violet e Finch antes mesmo de se apaixonarem um pelo outro. A jornada deles é adorável e inteligente e corajosa. Vai partir seu coração e relembrar o que significa estar vivo." —  Jennifer E. Smith, autora de A probabilidade estatística do amor à primeira vista.
 
Relatos do mundo – Paulette Jiles
O ano é 1870. Quando a palavra de um homem bastava. O capitão Jefferson Kyle Kidd empreende uma jornada pelo inóspito território do Texas, para levar uma garota para a casa de parentes. Eles não se conhecem, mas juntos terão de enfrentar desafios de forças humanas e naturais, enquanto procuram um lugar para chamar de lar. Uma história vibrante, com personagens saídos do Velho Oeste e primorosamente escrita, este romance foi indicado para o 2016 Book Award e tornou-se filme de sucesso com Tom Hanks em 2021.
 
Interestelar – Christopher Nolan 
“O FIM DA TERRA NÃO SERÁ O NOSSO FIM”. Do aclamado cineasta Christopher Nolan, diretor de A origem (Inception) e da trilogia Batman – O Cavaleiro das Trevas (Batman - The Dark Knight), INTERESTELAR é a crônica de um grupo de exploradores que se aproveita de um recém-descoberto buraco de minhoca para ultrapassar os limites das viagens espaciais tripuladas e assim conquistar as grandes distâncias de uma jornada interestelar. Enquanto viajam, estão em risco o destino do planeta... Terra...e o futuro da raça humana. INTERESTELAR será o primeiro de uma série de livros que o novo selo editorial GRYPHUS GEEK oferecerá a seus leitores. O selo será dedicado à publicação de obras de ficção que remetem ao universo geek a partir de filmes, seriados de televisão ou livros originais. Ao lançar os livros Supernatural, a Gryphus Editora constatou existir um amplo público formado por leitores jovens adultos, ávidos por novidades desse segmento. GRYPHUS GEEK foi criado exatamente para atender essa demanda, oferecendo obras de prestígio e qualidade desse fascinante universo geek. O livro INTERESTELAR consegue explicar com clareza a teoria do físico Kip Thorne, que inspirou esta incrível história de ficção científica. Não é por nada que o filme, estrelado por Matthew McConaughey e Anne Hathaway, tornou-se imediatamente um cult mundial. No entanto, graças ao livro, com suas 268 páginas, as complexas e sofisticadas teorias desenvolvidas por Kip Thorne ficam acessíveis à maioria dos leitores. O filme, por sua vez, até pela sua própria linguagem e natureza, não consegue traduzir toda a profundidade e dimensão da história. Um livro profundo e interessante, para aqueles que viram o filme e para os que se preocupam com o futuro da humanidade.
 
Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. 
 
O sistema de busca permite a utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp