09/03/2023 às 21h26min - Atualizada em 09/03/2023 às 21h26min

Franco da Rocha – SP é a primeira cidade a receber a exposição Duo Drag

Mostra itinerante reúne narrativas inéditas de performistas consagradas, além de histórias de shows e backstages.

Redação
Assessoria de Imprensa do Museu da Diversidade Sexual
Foto: Gabriel Gouvêa/A Duo Drag esteve em cartaz na sede do MDS em 2022 e agora está itinerante em Franco da Rocha – SP
A partir do dia 11 de março, moradores e turistas vão poder prestigiar em Franco da Rocha, município localizado na região Metropolitana de São Paulo, a exposição Duo Drag, do fotógrafo Paulo Vitale. Promovida pelo Museu da Diversidade Sexual de São Paulo (MDS), instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a mostra, que esteve em cartaz na sede do MDS em 2022, visita a cidade levando relatos e fotos de 50 drag queens, entre elas estão artistas com carreiras consolidadas e as que estão no início de suas trajetórias.
 
A curadoria é de Leonardo Birche e inclui diversas artistas que são referências dessa representação, como Silvetty Montilla, Marcia Pantera, Miss Judy Rainbow, Lysa Bombom e Kaká Di Polly, uma das maiores drag queens de São Paulo e que faleceu recentemente.  
 
Através de fotos e vídeos, a ideia é transmitir a história por trás das performances, maquiagens e perucas.
 
“Tentar narrar uma história da arte Drag Queen é falar sobre a potência artística que cada uma das artistas carrega, a sobrevivência cotidiana, os estigmas, as cicatrizes, as glórias e a luta pelos direitos da comunidade LGBTQIAP+”, afirma Briche. 
 
Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o fotógrafo Paulo Vitale retratou Drags montadas e desmontadas, revelando as pessoas que dão vida às personagens.
 
“Convidei Drag Queens de vários nichos, amadoras e profissionais, famosas e anônimas, ícones e iniciantes. Meu intuito foi explorar a magia única de cada caracterização, pois, ao usar o próprio corpo como base, essa manifestação artística é visceral e libertadora”, diz Vitale. 
 
“Em 2020 a jornada por reconhecimento das drags ganhou mais força e a comunidade LGBTQIAP+ mostrou que merece espaço na cultura para que possamos nos reconhecer e nos identificar. Dentre esses acontecimentos, houve também as artistas que iniciaram transição de gênero e uma partida muito sentida por nós, a da Kaká Di Polly agora no começo do ano”, lembra Briche. 
 
A itinerância foi dividida em dois locais em Franco da Rocha, as fotos ficam expostas na Casa de Cultura Marielle Franco, enquanto a mapoteca – mapas e fotografias – e os vídeos ficam expostos no Museu de Arte Osório Cesar (MAOC). Os dois locais ficam próximos à Estação Franco da Rocha da CPTM. 
 
Serviço 
Período: 11 de março a 30 de junho 
 
Fotografias: Casa de Cultura Marielle Franco  
Endereço: Rua Dona Amália Sestini, nº 200-348 – Vila Vera Cruz  
Horário: De segunda a sábado das 9h às 17h. Fechado aos domingos. 
 
Mapoteca e Vídeos: Museu de Arte Osório Cesar (MAOC)  
Endereço: Av. dos Coqueiros, nº 441 – Centro  
Horário: De terça a sexta das 13 às 17h e sábado e domingo das 13 às 18h. Fechado às segundas. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp