09/03/2023 às 20h36min - Atualizada em 09/03/2023 às 20h36min

Projeto ressignifica relação de estudantes com o espaço escolar em Vitória – ES

O projeto foi desenvolvido pela professora Viviana Araújo, com apoio da professora Suelen da Silva, das pedagogas Priscila Monteiro e Chanele Modesto, dos coordenadores de turno Anderson Gonçalves e Nayara Jesus e da diretora Sueli Assis.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vitória - ES
Foto: Luís Oliveira/Projeto Preceitos: frases vencedoras do concurso foram plotadas na escada da unidade de ensino
Incentivar a criatividade dos estudantes e o prazer pela escrita, além de conscientizá-los sobre a importância dos cuidados com a preservação do ambiente escolar. Essa é a proposta do projeto “Preceitos”, desenvolvido com as turmas do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Ewald Junior, que fica no bairro Itararé.
 
Tudo começou quando a equipe pedagógica da Emef identificou a necessidade de trabalhar com os estudantes algumas ações que pudessem ressignificar sua relação com o espaço escolar, de forma que entendessem a importância de preservá-lo, em benefício de toda a comunidade. Assim, diversas atividades foram desenvolvidas sobre o tema.
 
Em seguida, a professora Viviana Araújo teve a iniciativa de realizar um “Concurso Cultural de Frases”, com o objetivo de reconhecer a criatividade, o protagonismo e a originalidade dos estudantes, além de fomentar a importância de cuidar do espaço físico da escola e também respeitando o meio ambiente, eles mesmos e os colegas.
 
“O concurso surgiu com a proposta de resgatar a valorização do indivíduo, sua autoestima, e levá-lo a perceber-se como pertencente à comunidade escolar. Sendo assim, desenvolvemos atividades incentivando os estudantes a conhecerem mais sobre a escola, sua história, como aconteceu a sua formação, as transformações ocorridas com o passar dos anos e a importância que a unidade de ensino tem para a comunidade em seu entorno”, explicou a professora.
 
O professor de cada turma ficou responsável por fazer uma pré-seleção de 5 frases, que foram enviadas para uma comissão avaliadora, presidida pela diretora da unidade de ensino, Sueli Assis. A comissão avaliou as frases com base nos seguintes critérios: criatividade, concisão e ortografia.
 

Conquista
Micaely Antunes dos Santos e Marya Sofhya Antunes, do 3º ano, e Leticia Santos Souza, Maria Vitória Oliveira e Wicolly Fortunato, do 4º ano, foram os vencedores do concurso de frases. A conquista encheu os estudantes de orgulho e teve direito a uma homenagem no auditório da unidade de ensino, com a presença das famílias. Além disso, as frases foram plotadas na escada que dá acesso à quadra da escola e agora será vista por todos que entram na unidade de ensino.
 
“Eu fiquei muito feliz por ter sido uma das vencedoras do concurso. Quando contei para a minha mãe, ela logo saiu falando para todo mundo, com orgulho dessa conquista. Vou continuar lendo bastante e produzindo”, pontuou a estudante Micaley Antunes.
 
“Fiquei muito feliz e alegre quando soube que minha frase foi selecionada. Aprendi que devemos sempre cuidar da nossa escola”, disse a estudante Marya Sofhya.
 
Família presente
Para os familiares, fica a sensação de dever cumprido, afinal, o esforço dos filhos na escola somado ao apoio da família em casa é fundamental para o sucesso nessa etapa da vida acadêmica.
 
“Ela é uma menina muito espontânea, que adora fazer as atividades da escola que leva para casa, sempre nos pede ajuda e não descansa enquanto não consegue concluir todas. Nós, enquanto pais, fazemos todo o possível para ajudar. Parabéns aos professores, ficamos muito satisfeitos com a forma que o projeto foi conduzido”, disse Domingos Francisco, pai de Letícia.
 
“Quando fiquei sabendo, eu saí contando para todo mundo, é um orgulho enorme ver ela sendo vencedora de um concurso, e ver a frase dela na escada foi emocionante”, disse Rosimar Antunes, mãe de Sophya.
 
“Quero parabenizar a escola pela forma que o projeto foi abordado, nunca havia visto algo trabalhado dessa maneira. Um projeto incrível em todos os aspectos. Nos sentimos muito orgulhosos pelo resultado e por ver a frase dela em destaque na entrada da escola”, disse Gustavo Henrique, pai de Micaely.
 
Projeto Preceitos
O projeto foi desenvolvido pela professora Viviana Araújo, com apoio da professora Suelen da Silva, das pedagogas Priscila Monteiro e Chanele Modesto, dos coordenadores de turno Anderson Gonçalves e Nayara Jesus e da diretora Sueli Assis.
 
“Receber as famílias aqui para esse gesto de homenagem aos vencedores do concurso foi um momento importantíssimo. Queremos que as famílias saibam o potencial dos estudantes, e que a sua participação na trajetória escolar é de suma importância para o pleno desenvolvimento da aprendizagem. Após o projeto, já percebemos uma mudança significativa na maneira em que eles cuidam do espaço escolar, inclusive agora eles nos ajudam a identificar pontos de melhoria e cobram sempre os colegas”, contou a diretora.
 
Conheça as frases vencedoras do concurso:
  • “Escola querida, minha segunda família. Daqui levarei conhecimento para toda vida”, Micaely Antunes dos Santos, 3º ano. 
  • “Na escola, as sementes bem plantadas não param de crescer”, Marya Sofhya Antunes, 3º ano. 
  • “A educação dá asas para as crianças voarem e serem o que elas quiserem”, Leticia Santos Souza, 4º ano. 
  • “Um dia todos sairemos da escola, mas por onde estivermos ela sempre estará dentro de nós”, Maria Vitória Oliveira, 4º ano. 
  • “A escola é muito mais que um lugar, é parte de quem eu sou”, Wicolly Fortunato Santos, 4º ano.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp