06/03/2023 às 03h13min - Atualizada em 06/03/2023 às 03h13min

Recibo mostra que Bolsonaro recebeu outras joias de sauditas

O presente estava na bagagem de um dos integrantes da comitiva do Brasil e não foi interceptado pela Receita.

Redação
Jornal Folha de S. Paulo
Jair Bolsonaro (PL) recebeu outro conjunto de joias do governo da Arábia Saudita e que foi entregue para compor o acervo pessoal do ex-mandatário. Os itens não fazem parte das joias apreendidas pela Receita Federal, apontadas como um presente dos sauditas para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
 
Segundo o recibo obtido pelo jornal Folha de S. Paulo, o conjunto da marca Chopard inclui uma masbaha (espécie de rosário para a religião islâmica), um relógio com pulseira em couro, um par de abotoaduras, uma caneta e um anel. Não há estimativa ou avaliação de quanto vale o conjunto. O presente estava na bagagem de um dos integrantes da comitiva do Brasil e não foi interceptado pela Receita.
 
“Encaminho ao Gabinete Adjunto de Documentação Histórica – GADH caixa contendo os seguintes itens destinados ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro”, destaca o recibo.
 
A entrega foi realizada apenas em novembro de 2022, mais de um ano após a volta da comitiva, pelo então assessor especial do Ministério de Minas e Energia, Antônio Carlos Ramos de Barros Mello. O ex-assessor afirmou à Folha que os itens não foram imediatamente transferidos ao acervo por não se ter certeza de qual seria o destino do conjunto.
 
“Foi entregue [ao acervo do Planalto em novembro de 2022] porque demorou-se muito nesse processo para dizer quem vai receber, quem não vai receber, onde vai ficar, onde não vai ficar. Só não podia ficar no ministério nem ninguém utilizar”, destacou.
 
Sobre o outro presente que seria destinado à ex-primeira-dama, o assessor afirmou que “o que foi apreendido, foi apreendido, mesmo dizendo que se tratava de presentes institucionais”. “Não vou discutir. É um problema que não cabe à gente. E o restante que veio [para o ministério] foi entregue e recebido pela Presidência”, completou.
 
Em nota divulgada nesse sábado (4), a Receita Federal afirmou que os procedimentos necessários para encaminhar as peças destinadas a Michelle ao patrimônio da União não foram seguidos pelo governo anterior.
 
Confira o recibo:

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp