03/03/2023 às 10h10min - Atualizada em 03/03/2023 às 10h10min

Anvisa aprova nova vacina contra dengue, que protege também quem nunca teve a doença

Imunizante da Takeda é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo ampla proteção.

Redação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue. O imunizante Qdenga da empresa Takeda Pharma é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim uma ampla proteção contra esta enfermidade para quem teve ou não a doença.
 
Essa é a segunda vacina contra a dengue aprovada no Brasil. A primeira – Dengvaxia, da Sanofi – está disponível apenas em clínicas privadas, é indicada somente para evitar reinfecções, que costumam ser mais graves, e tem o público-alvo restrito – apenas pessoas de 9 a 45 anos que já foram contaminadas anteriormente. Por isso, não é a principal estratégia de combate ao vírus.
 
Seu esquema de aplicação será com duas doses e intervalo de 3 meses entre elas. A administração é subcutânea.
 
Alta eficácia
Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração da vacina. De acordo com Naime Barbosa, essa eficácia de 80% é contra casos leves, passando para cerca de 95% em relação a casos graves e mortes.
 
A vacina Qdenga também foi avaliada pela agência sanitária europeia (EMA), tendo recebido uma recomendação positiva no âmbito do programa “EU Medicines for all”, um mecanismo que permite a avaliação de medicamentos que se destinam a ser utilizados em países de baixa e média renda fora da União Europeia (UE), e tendo sua comercialização aprovada na União Europeia em 20 de dezembro de 2022.
 
A concessão do registro pela Anvisa permite a comercialização do produto no país, desde que mantidas as condições aprovadas. A vacina, contudo, segue sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da empresa.
 
Casos de dengue no Brasil
O Brasil registrou o maior número de mortes pela dengue em 2022, segundo boletim epidemiológico sobre arboviroses divulgado pelo Ministério da Saúde no fim do ano passado. No total, o país acumulou 987 óbitos pela doença durante o ano, além de 100 em investigação. Antes, o maior número de vítimas fatais havia sido registrado em 2015, quando 986 pessoas morreram em decorrência do vírus.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp