02/03/2023 às 11h51min - Atualizada em 02/03/2023 às 11h51min

Aluguel de carro ou assinatura de veículo: PROTESTE explica a diferença

Entenda as principais diferenças entre o aluguel de carro e a assinatura de veículo e saiba como escolher o serviço ideal.

Redação
Escolher entre o aluguel de carro ou assinatura de veículo costuma ser a grande dúvida de quem deseja fugir do financiamento e ter um veículo através de uma contratação mais simples. Os dois serviços possuem suas vantagens e desvantagens, por isso, é importante considerar algumas particularidades antes de escolher a opção ideal para o seu objetivo.
 
O que é o aluguel de carro?
O aluguel de carro é um serviço oferecido por locadoras de veículos que consiste em pagar por dia ou por mês pela locação de um veículo. Trata-se de um serviço bastante usual para quem precisa de um carro em determinadas situações, como para viajar, para usar no trabalho ou até mesmo para lazer.
 
Geralmente, quem contrata esse tipo de serviço busca facilidade na hora de ter um carro para usar em situações pontuais, sendo uma vantagem para quem quer fugir do financiamento ou para quem não deseja ter um carro na garagem, mas sim um veículo para usar quando for necessário.
 
A dinâmica desse serviço é bem simples, a pessoa escolhe o tipo de veículo, marca, modelo, seleciona o período que pretende alugar e pronto, o carro pode ser retirado e entregue posteriormente no local informado.
Mas é importante ficar atento a todas as condições do contrato antes de assinar a locação do veículo, ok?
 
E a assinatura de veículo?
Já o carro por assinatura é um serviço novo que surgiu por volta de 2021. Neste caso, a pessoa escolhe um plano de assinatura para poder usufruir do veículo, que geralmente é novo.
Quem contrata esse serviço costuma ter como finalidade optar por uma opção menos burocrática para ter um veículo por um longo período, indo de alguns meses a vários anos.
 
Sendo assim, o perfil de pessoa que contrata o carro por assinatura é de alguém que pretende usar o veículo no dia a dia, para trabalhar, para lazer e demais atividades. Não é um serviço para situações pontuais, mas sim para uso constante e por um período prolongado.
 
Nesse caso, a dinâmica do serviço é semelhante ao aluguel de carro. A pessoa precisa escolher o veículo e o plano de assinatura mais adequados para o seu perfil. Por último, é definido o período da assinatura do carro.
Lembrando que é sempre importante conferir todos os detalhes do contrato antes de concordar com os termos e assinar o documento.
 
Quais as principais diferenças entre os dois serviços?
Embora eles sejam muito parecidos, há diferenças entre os dois serviços. A principal delas é o tempo de contrato. Enquanto no aluguel de carros o período para locação costuma ser diário, semanal ou mensal, em uma assinatura de veículos você pode contratar o carro por meses ou anos, dependendo de cada caso.

Por isso, o aluguel de carros é uma opção indicada para quem precisa de um veículo para situações pontuais, como usar em uma viagem, para substituir o próprio veículo, caso ele esteja no conserto, para usar em um dia de lazer, entre outras situações.
 
Por outro lado, a assinatura de carro é a opção mais interessante para aqueles que precisam de uma contratação prolongada com a finalidade de usar o veículo como principal meio de locomoção para trabalhar e outras atividades do dia a dia.
 
Outra diferença significativa é que no aluguel de veículos, quase sempre os automóveis são usados. Já no caso da assinatura, os veículos costumam ser 0 km.
 
Quais as vantagens e desvantagens do aluguel de carro?
Alugar um carro tem a vantagem de ser uma contratação fácil e menos burocrática. Mas esse não é o único benefício. Dependendo das condições do aluguel e da quantidade de vezes que o carro é usado, vale mais a pena alugar do que comprar ou contratar um veículo por assinatura.
 
Outra grande vantagem de alugar é que você pode escolher o carro que quiser. É possível alugar um carro popular apenas para usar na cidade e depois alugar um carro mais confortável para viagens distantes, por exemplo.
 
Mas também há desvantagens e a principal delas é a disponibilidade, no qual você precisa aguardar até que o carro solicitado esteja disponível para a locação. Por isso, se você precisar do veículo com urgência, pode ser mais difícil conseguir um automóvel específico.
 
Além disso, se você não possui um carro, ter que se locomover até a locadora toda vez que precisar alugar um veículo pode ser frustrante. Outra desvantagem é que os veículos costumam ser usados e mesmo que você não tenha que arcar com manutenções, pode acabar alugando um carro com pequenas imperfeições ou danos.
 
Quais as vantagens e desvantagens da assinatura de veículo?
No caso do carro por assinatura, uma das maiores vantagens é a possibilidade de sair da concessionária com um carro novo sem toda a burocracia do financiamento. Além disso, não há a desvantagem da falta de disponibilidade, pois o carro estará com você pelo tempo que ele for contratado.
 
Ao longo desse tempo, o contratante não precisa ter gastos como licenciamento, IPVA, seguro e manutenção, sendo que os únicos custos com o veículo são os usuais, como combustível, pedágios e estacionamento.
 
Outra vantagem é que ao final do contrato é possível devolver o veículo e pegar outro carro novo ou renovar o acordo.
 
Já as desvantagens incluem o custo mais elevado do que alugar um veículo esporadicamente, justamente porque o contrato costuma ser mensal ou anual. Além disso, é importante considerar as multas e gastos extras por encerramento antecipado do serviço de assinatura, caso seja solicitado.
 
Alguns serviços de assinatura também possuem um limite de quilometragem mensal. Caso o contratante ultrapasse o que foi acordado, é preciso pagar a mais pelos quilômetros rodados.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp