28/02/2023 às 12h47min - Atualizada em 28/02/2023 às 12h47min

Alstom entrega o primeiro trem das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo

Alstom produzirá mais outros 35 trens na sua fábrica em Taubaté – SP.

Redação
A Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, realizou a entrega do primeiro trem da série 8900 para a ViaMobilidade, concessionária que administra as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
 
Em contrato firmado com a ViaMobilidade, a Alstom está fabricando 36 trens de 8 carros em sua planta industrial de material rodante em Taubaté – SP. Para isso, a empresa investiu em uma nova linha industrial que dobrou a capacidade da fábrica e contribuiu para a geração de mais de 500 empregos diretos.
 
Os trens Metropolis da Alstom para as linhas 8 e 9 são feitos de aço inoxidável e uma das principais vantagens é a sua durabilidade: as carrocerias duram mais de 40 anos e são mais leves em comparação com os modelos de aço carbono. Além disso, consomem menos energia e, consequentemente, são mais eficientes em termos energéticos.
 
Os trens, cujas cores cinza e esmeralda fazem alusão ao nome das linhas 8 e 9, respectivamente, têm capacidade para transportar 2.600 passageiros, contam com portas e corredores que oferecerão excelente circulação de passageiros e liberdade de movimento, além de espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida. As grandes janelas e portas proporcionam uma visão clara do exterior, garantindo ao passageiro uma viagem tranquila, segura e confortável. Os trens também possuem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de detectores e extintores de incêndio.
 
“Com o orgulho de fazer parte da modernização da mobilidade urbana de São Paulo, a Alstom entrega o primeiro trem para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Este trem avançado, com tecnologia Alstom de controle automático de trens (ATC), permitirá uma circulação mais fluida e confortável para a população da capital, e marca o início de uma jornada para a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas por meio da rede ferroviária”, diz Pierre Bercaire, Diretor Geral da Alstom Brasil.
 
“Estamos investindo fortemente em melhorias nas linhas 8 e 9 desde quando assumimos a concessão, em janeiro de 2022. A chegada do primeiro trem, de um total de 36 novas composições que adquirimos junto à Alstom, é um capítulo fundamental na trajetória de transformação que estamos implementando, com foco sempre na melhor prestação de serviços aos passageiros”, explica Marcio Hannas, Presidente da CCR Mobilidade.
 
As linhas 8 e 9 da ViaMobilidade transportam mais de 1 milhão de passageiros por dia, segundo dados de antes da pandemia de Covid-19. A Linha 8, que liga Júlio Prestes a Amador Bueno, tem 41,6 quilômetros de extensão e 22 estações, atendendo aos municípios de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Já a Linha 9, que interliga Osasco a Bruno Covas – Mendes/Vila Natal, tem 37,3 quilômetros de extensão e 20 estações, atendendo às cidades de São Paulo e Osasco.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp