24/02/2023 às 21h31min - Atualizada em 24/02/2023 às 21h31min

Palestra sobre ética dos profissionais do direito, serviço social e psicologia ao atender população LGBTQIAP+

Novo coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e Cidadania foi o palestrante.

Redação
O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou nesta sexta-feira (24) a palestra “A ética dos profissionais do direito, do serviço social e da psicologia no atendimento da população LGBTQIAP+”, no auditório do Ministério Público, na Barra Funda.
 
O palestrante foi o novo coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e Cidadania, Rafael Calumby Rodrigues. Este foi o primeiro compromisso oficial de Rafael, que assumiu o cargo na quinta-feira (23). Ele também é advogado especialista em Direitos Humanos, vice-presidente da Comissão da Diversidade Sexual e membro da Comissão da Igualdade Racial da OAB de São Miguel Paulista. 
 
A palestra foi direcionada a profissionais do direito, do serviço social, da psicologia, da rede de serviço socioassistencial e estagiários das respectivas áreas de formação. De acordo com Rafael, é de suma importância trabalhar a pauta LGBTQIAP+ com esses profissionais e prepará-los para que, conhecendo as leis, possam dialogar e orientar sem causar constrangimentos a essa população, cumprindo seu dever ético.
 
“Hoje não é possível falar em sociedade sem falar da pauta LGBTQIAP+. Mas será que os profissionais estão aptos a atendê-los? Um exemplo básico é saber respeitar o nome social escolhido pela pessoa no momento de uma consulta, uma internação em um hospital”, comentou. Nome social é o modo como a pessoa se autoidentifica e é reconhecida em sua comunidade e no meio social, uma vez que o nome de registro não reflete a sua identidade de gênero.
 
“A ideia é colocar em prática o que é previsto em leis e, principalmente, na lei estadual nº 10948/01 e na Constituição Federal, que tratam a igualdade como objetivo fundamental. Com conhecimento, esses profissionais tornam-se multiplicadores no combate da LGBTfobia e na efetividade de políticas públicas para a diversidade”, completou.
 
Na ocasião, o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual aproveitou para conhecer as instalações do CRAVI, que está localizado no mesmo endereço, e estabelecer parcerias. 
 
Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI)  
O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) oferece atendimento e acolhimento às vítimas de crimes contra a vida. São, na sua maioria, sobreviventes, familiares e amigos que perderam seu ente querido assassinado. Os casos estão relacionados a homicídios, latrocínios e feminicídios. Conta com uma equipe multidisciplinar, com assistentes sociais, psicólogos e especialistas, em 13 unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp