14/02/2023 às 13h10min - Atualizada em 14/02/2023 às 13h10min

Uberlândia é a cidade mais ágil para abertura de empresas entre as maiores de Minas Gerais

Segundo dados da Jucemg, tempo médio de constituição em janeiro deste ano foi de 8 horas e 41 minutos; Integrador Municipal é o principal aliado do empreendedor nesse processo.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberlândia - MG
Em Uberlândia – MG, o empreendedor conta com agilidade e eficiência do poder público na hora de constituir uma empresa. Afinal, basta acessar o Integrador Municipal, desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, para realizar o processo. Segundo dados encaminhados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), o prazo médio para consolidar a formalização na cidade chegou a 8 horas e 41 minutos em janeiro. O tempo é recorde entre as cidades de maior porte de Minas Gerais. Considerando todos os municípios mineiro, o desempenho posiciona Uberlândia como a 5ª no ranking de cidades mais rápidas para se formalizar um empreendimento no Estado.
 
A celeridade viabilizada pela gestão municipal tem tornado a cidade cada vez mais atrativa aos empreendedores. Para se ter uma ideia, nos últimos quatro anos, 76.703 constituições foram registradas na cidade. Considerando apenas as empresas sem cadastro como microempreendedor individual (MEI), o total de formalizações foi de 15.433 entre 2019 e 2022.
 

Base de dados interligada
O Integrador Municipal é um recurso digital que interliga a base de informações local com a da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e da Receita Federal. Criado por meio da empresa pública municipal Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças, fica disponível dentro do Portal da Prefeitura de Uberlândia, na página “Empreendedor”. (Clique aqui e acesse)
 
Ao acessar o Integrador, o empresário é redirecionado para o canal da Jucemg, onde é feito o preenchimento de dados que possibilitam a criação do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a certificação urbana para operação do estabelecimento e o cumprimento de outras exigências fiscais.
 
O sistema distribui digitalmente os dados de forma automática entre os órgãos das diferentes esferas, que podem gerar suas autorizações em um clique. Além de concluir o processo com mais rapidez e praticidade, o serviço oferece diversas outras vantagens para o solicitante, como a padronização das informações, integração entre os órgãos participantes e plataforma única de acesso pelos usuários.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp