12/02/2023 às 19h38min - Atualizada em 12/02/2023 às 19h38min

Ministério da Justiça pretende lançar programa de câmeras em uniformes de policiais

Expectativa é que o programa seja lançado no primeiro semestre.

Redação
Jornal Folha de S. Paulo
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O ministério da Justiça quer lançar um programa que prevê a instalação de câmeras nos uniformes de agentes de segurança pública ainda no primeiro semestre, informa o jornal Folha de S. Paulo, que entrevistou o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira.
 
Segundo ele, a instalação das câmeras é uma das políticas mais eficientes para redução da letalidade policial e para a proteção do próprio agente de segurança contra criminosos.
 
“As experiências verificadas no Brasil e no exterior foram bem-sucedidas no sentido de reduzir a letalidade policial, proteger os policiais e, mais ainda, tiveram impacto direto na própria instrução processual, uma vez que, ao invés de você ter apenas a declaração do policial, agora você tem áudio e vídeo do que aconteceu”, disse.
 
“A ideia é mapear quais são as boas práticas e buscar mecanismos que incentivem os estados a implementar essa política. O caminho ainda está sendo elaborado. Por exemplo, [discute-se] se vai ser uma medida só, um modelo só", acrescentou.
 
“Pode ser que em um estado um modelo pode ser mais eficiente, em outro estado pode ser outro. Por isso a importância de mapear os modelos existentes e colocá-los à disposição”, explicou.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp