09/02/2023 às 20h30min - Atualizada em 09/02/2023 às 20h30min

Dinheiro não sobra até o final do mês para 35% dos brasileiros, aponta pesquisa do BULLLA

Fintech ouviu 600 pessoas que moram nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte – MG, Rio de Janeiro – RJ, São Paulo – SP, Salvador – BA, Fortaleza – CE e Brasília – DF.

Redação
Pesquisa exclusiva elaborada pelo BULLLA, fintech de crédito com foco nas classes C e D, traz números sobre a economia real do dinheiro e a cultura entre as classes populares no Brasil. O estudo revela que 35% dos participantes tentam controlar os gastos pessoais, mas o dinheiro não sobra até o fim do mês e 78% dos entrevistados sentem vergonha de deixar o nome sujo.
 
O levantamento detalha que essas são algumas das sensações que refletem a preocupação da maioria do brasileiro: manter-se fora da negativação e preservar uma boa ligação com os bancos. De acordo com o estudo, 87% dizem que ser um bom pagador é importante para manter um bom relacionamento com os bancos ou com quem se pega dinheiro emprestado. Apenas 13% afirmam que não vale a pena limpar o nome.
 
“A classe trabalhadora muitas vezes é vista como pessoas com pouca organização financeira, mas a realidade não é exatamente essa: elas tentam organizar seus gastos, utilizam diversas estratégias, mas a dificuldade da escassez se impõe”, afirma Marcelo Villela, CEO e cofundador do BULLLA.
 
A pesquisa ouviu 600 pessoas que moram nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte – MG, Rio de Janeiro – RJ, São Paulo – SP, Salvador – BA, Fortaleza – CE e Brasília – DF. São homens e mulheres, na faixa etária entre 25 e 55 anos, pertencentes às classes C e D, que responderam a um questionário sobre a relação com o dinheiro; a organização financeira; crédito e mercado (relação com bancos físicos e digitais e instituições financeiras) e crédito Peer to Peer (empréstimos entre pessoas).
 
Como pagam as contas
Para 72%, o medo de não ter dinheiro é uma constante. Quando questionados o que fazem quando precisam de dinheiro, 40,7% dos respondentes confirmam que pedem emprestado para amigos e familiares. Entre as soluções de créditos oferecidas pelo mercado, as mais procuradas pelos entrevistados são empréstimo pessoal, cartão de crédito e empréstimo consignado.
 
Não é à toa que o empréstimo é o recurso mais utilizado para conseguir quitar as contas mensais. Somente no último mês, 27% dos entrevistados disseram que recorreram a esta modalidade. A pesquisa aponta também o sentimento do cidadão ao tomar crédito, uma parte tem esperança (38%), outras pessoas sentem medo e constrangimento (30%) e um grupo sente dificuldade (47%).
 
“Para as fintechs, o maior desafio será criar modelos financeiros sustentáveis para resolver problemas reais da comunidade nas quais estão inseridas. E temos que utilizar da tecnologia para entender essa dor. Aqui no BULLLA, por exemplo, já fazemos isso. Oferecemos ao colaborador a possibilidade de antecipar seu salário em até 30%, sem cobrar nenhuma taxa por isso. É uma alternativa a mais para que ele consiga fechar suas contas mensais”, finaliza Villela.
 
Bancos e carteiras digitais
A pesquisa também fez uma avaliação sobre a visão dos bancos e carteiras digitais para os entrevistados. Para boa parte deles, essas instituições são vistas com olhares positivos, em comparação a bancos tradicionais, associando-as como as mais fáceis e práticas para lidar: 34% dizem que são mais descomplicados, 31% dizem que facilitam a vida e 27% afirmam que as taxas e juros são mais baixos.
 
Embora os participantes tenham essa visão favorável quanto às transações digitais, a maioria ainda possui contas em banco físico, sendo 76% dos ouvidos. Já 61,3% possuem contas em bancos digitais, enquanto 42% mantêm contas nas duas modalidades. Outros 39,8% têm conta em carteira digital.
 
Cartão com ‘Ene’ possibilidades
Recentemente o BULLLA lançou seu mais novo cartão voltado ao mercado de benefícios corporativos, o BulllaEne, que garante ao colaborador a antecipação salarial de até 30% do valor da remuneração mensal sem juros e taxas e limite de crédito parcelado sem análise, mesmo para quem está negativado.
 
Além disso, pelo aplicativo é possível organizar e controlar como e onde o funcionário quer gastar seus benefícios, como auxílio refeição, alimentação, mobilidade, saúde, bem estar, entre outros, tudo de forma intuitiva. Os benefícios de refeição e alimentação seguem as regras estabelecidas pela legislação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
 
O desconto da antecipação salarial é feito na folha de pagamento e o BULLLA garante à empresa a disponibilidade desse crédito. A antecipação é efetivada pelo cartão através da função crédito, permitindo que o colaborador possa utilizá-lo também para fazer compras e parcelamentos. O cartão tem bandeira Mastercard e é aceito em mais de 2 milhões de estabelecimentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp