06/02/2023 às 16h30min - Atualizada em 06/02/2023 às 16h30min

Candidato a prefeito, vice-prefeito ou vereador?

A resposta depende de inúmeros fatores, tais como representatividade, experiência política e administrativa, relacionamentos políticos e partidários, entre outras.

Redação
Pergunta que todo candidato se faz: devo disputar o cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador?
 
A resposta depende de inúmeros fatores, tais como representatividade, experiência política e administrativa, relacionamentos políticos e partidários, entre outras.
 
Muitos futuros candidatos, porém, já se decidiram pelo cargo que pretendem disputar. “Embora ele queira, nem sempre é visto como realmente qualificado dentro do partido ou grupo político a ponto de conquistar a legenda”, afirma Marco Iten, autor do livro Eleição Municipal 2024: Vença a Sua!
 
Iten explica que quem vive hoje essa situação ainda tem tempo de se preparar para conquistar a vaga dentro do partido.
 
“Uma eleição não começa com o início da propaganda eleitoral. Ela começa a ser disputada muito antes. Uma das primeiras fases é a disputa interna, dentro do partido político”, afirma.
 
Como, então, se credenciar para conquistar dentro do partido a legenda almejada?
 
Em seu 6º livro, que acaba de ser lançado pela Exterior Editora, Marco Iten apresenta as características necessárias a cada cargo almejado e oferece um passo a passo de como se qualificar para cada um deles.
 
“Para se credenciar dentro do partido ao cargo que quer disputar, o futuro candidato precisa de estratégia. E para colocá-la em prática, o tempo é fundamental. A hora de começar a trabalhar para se tornar candidato é agora. E esse trabalho também será essencial depois, na hora da conquista do voto”, destaca Iten.
 
De acordo com o especialista, muitos fatores podem determinar, por exemplo, a escolha do candidato a vice-prefeito.
 
“O futuro candidato que almeja esse cargo deve se organizar para ter pelo menos um – melhor se tiver mais – dos atributos fundamentais para ser o escolhido. Detalho isso no livro”, afirma.
 
Para o postulante a candidato ao cargo de prefeito, Marco Iten oferece sugestões de planejamento e realizações que vão muito além da popularidade na localidade e do bom relacionamento político.
 
“Ser uma figura conhecida e bem relacionada politicamente pode ser um começo, mas definitivamente está longe de ser o suficiente. Quem quer ser prefeito precisa mostrar aos eleitores e ao mundo político – não apenas local, mas regional, estadual e federal – que tem os atributos necessários para chegar lá”, enfatiza.
 
O livro Eleição Municipal 2024: Vença a Sua! assume ares de manual ao oferecer o passo a passo detalhado ao candidato a cada um dos cargos em disputa no ano que vem, além do calendário de ações, que começa 24 meses antes do pleito e vai até o período de propaganda eleitoral permitido pela legislação.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp