03/02/2023 às 20h20min - Atualizada em 03/02/2023 às 20h20min

Alexandre abre investigação à parte contra senador Marcos do Val após relatos de plano golpista

A investigação buscará apurar se o parlamentar cometeu os crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo. Segundo Alexandre, Do Val já apresentou quatro versões dos fatos.

Redação
Revista Consultor Jurídico
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (3) a autuação de uma petição autônoma e sigilosa para investigação do senador Marcos do Val (Podemos) pelos relatos de supostas propostas golpistas recebidas de Jair Bolsonaro (PL) e do ex-deputado federal Daniel Silveira. 
 
A investigação buscará apurar se o parlamentar cometeu os crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo. Segundo Alexandre, Do Val já apresentou quatro versões dos fatos.
 
Para melhor esclarecer a questão, o ministro ordenou que a revista Veja e as emissoras CNN e GloboNews enviem ao STF as gravações de todas as entrevistas concedidas pelo senador. Os veículos têm cinco dias para cumprir a ordem.
 
Além disso, a empresa Meta, dona do Instagram, deverá encaminhar a íntegra de uma live feita por Do Val nesta quinta-feira (2).
 
Histórico
O senador prestou depoimento à Polícia Federal (PF) após determinação do próprio Alexandre. Na oitiva, ele divulgou a mencionada quarta versão dos fatos, contradizendo suas próprias declarações à imprensa.
 
Ao longo da quinta-feira, os relatos do parlamentar quanto ao papel ativo ou não de Bolsonaro no plano golpista mudaram diversas vezes. Inicialmente, Do Val disse que o ex-presidente havia concordado com a ideia. Depois, passou a afirmar que ele não chegou a se manifestar, mas apenas ouviu o plano formulado por Silveira.
 
A ideia de golpe era que o senador gravasse uma conversa com Alexandre e "tentasse fazer ele confidenciar que agia sem observar necessariamente a Constituição". A partir disso, Bolsonaro e seus aliados supostamente poderiam alegar que a eleição ocorrida em outubro foi fraudada, impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e prender o magistrado.
 
Nesta sexta-feira, o ministro do STF contou que o senador já havia lhe confidenciado o plano em dezembro, extraoficialmente. "A ideia genial que tiveram foi colocar escuta no senador, (...) que não tem nenhuma intimidade comigo", ironizou Alexandre.
 
Clique aqui para ler a decisão
Inquérito 4.923

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp