02/02/2023 às 22h37min - Atualizada em 02/02/2023 às 22h37min

Manaus – AM é a segunda melhor capital para fazer negócios no setor comercial

Ranking divulgado pela Urban Systems aponta grande crescimento da capital amazonense no comércio, ficando atrás apenas de São Paulo – SP.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Manaus - AM
Foto: Antônio Pereira
Impulsionada pelo aquecimento na economia no período pós-pandemia, e com o incentivo de políticas públicas, a cidade de Manaus, no Amazonas, ganhou atenções pelos recentes resultados positivos na área dos negócios. No setor do comércio, a cidade avançou da 29ª posição, em 2021, para a 3ª colocada no ranking “Melhores cidades para fazer negócios”, realizado pela Urban Systems. Entre as capitais, Manaus ficou em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo – SP.
 
O estudo realizado leva em consideração 11 indicadores, como remuneração média, crescimento de estabelecimentos comerciais e varejistas, oferta de empregos e crescimento populacional. Para isso, são obtidos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
De acordo com o relatório, Manaus se destacou pelo crescimento no percentual de empregos com média e alta remuneração, com salto nos rendimentos superiores a cinco salários mínimos. A cidade também alcançou bons resultados no crescimento de estabelecimentos varejistas e atacadistas em 2022, com aumento de 1,67% e 5,88%, respectivamente.
 
Ao todo, mais de 24 mil novos empregos foram ofertados na capital amazonense. Cerca de 25% foram oferecidos por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Manaus, que já havia sido ranqueado em 2021 como o 1º Sine do país na oferta de empregos, segundo dados do Caged, do Ministério da Fazenda.
 
Os novos empregos ofertados representam um crescimento de 5,97% em comparação com 2021. Tal dado mostra que a cidade aproveitou a recuperação do mercado após o fim da pandemia, com uma forte movimentação positiva do comércio atacadista e varejista.
 

Auxílio e impulsionamento econômico
Movimentar o cenário econômico local foi uma estratégia pensada pela gestão municipal de Manaus, que promoveu programas sociais, como o Auxílio Empreendedor, destinado ao pagamento exclusivo para trabalhadores informais, permissionários e empreendedores que tiveram negócios prejudicados no período da pandemia.
 
A recuperação no mercado do comércio passou também por incentivos para a abertura de empresas e geração de empregos. De acordo com dados de 2022 do mapa de empresas da Receita Federal do Brasil, em média, leva-se até 19 horas para se abrir uma empresa em Manaus. Em comparação com 2020, o tempo médio era de até dois dias, significando uma redução de 63,5% no tempo de abertura de novas empresas na capital amazonense.
 
A facilidade nos registros se dá pela otimização dos serviços e plataformas disponíveis para quem quer abrir ou regularizar um negócio. De acordo com o secretário Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Clécio Freire, a administração municipal atuou fortemente nos dois últimos anos no aprimoramento do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), para simplificar a abertura de empresas e serviços como alteração, acompanhamento de processos, emissão, e renovação de licenças, entre outros.
 
“Nosso sistema Slim conecta os órgãos licenciadores do município e atua como um facilitador, viabilizando celeridade e eficiência nas emissões de licenças e concessões aos investidores que pretendem se instalar no nosso município. Com isso, Manaus avança como uma capital extremamente receptiva para novos investimentos”, pontuou o secretário.
 
Resultados nacionais
Das quatro primeiras colocações, três cidades foram do estado de São Paulo, com a capital em 1º, Barueri em 2º, e Paulínia em 4º. Com Manaus em 3º lugar, o ranking segue com Sinop – MT, São Bernardo do Campo – SP, Goiânia – GO, Boa Vista – RR, Palmas – TO e Santana da Paranaíba – SP.
 
O ranking também aponta as melhores cidades para se investir no mercado imobiliário. Em 4º lugar nesse quesito, Manaus também sinalizou crescimento em comparação com o ranking de 2021. Outra cidade que conseguiu um grande salto foi Salvador – BA, que pulou da 12ª posição em 2021 para 5º lugar em 2022. As primeiras posições permaneceram com as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp