25/01/2023 às 19h39min - Atualizada em 25/01/2023 às 19h39min

Ações para tornar Botucatu – SP destino turístico inteligente serão apresentadas em Fórum

Encontro reúne prefeitos e gestores no Parque Tecnológico de Botucatu – SP para tratar de tecnologia e inovação no desenvolvimento das cidades.

Redação
Botucatu – SP busca se destacar não só como uma cidade inteligente, mas como um destino turístico inteligente através da integração entre turismo e tecnologia. As ações da cidade serão apresentadas pela secretária Adjunta de Turismo, Roberta Leme, durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes que reunirá, no Parque Tecnológico de Botucatu, prefeitos, gestores e servidores públicos no próximo dia 2 de fevereiro.  
 
A secretária Adjunta aborda os “Desafios e oportunidades para um destino inteligente”. “A palestra refere-se a uma reflexão sobre o que é um destino inteligente em termos de turismo, das informações e estratégias para turismo, e vai apontar quais são os desafios que Botucatu vem vivendo nesse cenário e quais são as oportunidades que já estão apresentadas, nesse caso, para o desenvolvimento do município. Assim como o próprio sistema de gestão de Wi-Fi da prefeitura, o próprio sistema da prefeitura de controle de voucher, da cachoeira da marta, a muralha digital. São oportunidades que se apresentam, mas que a cidade ainda não está fazendo bom uso desses recursos, assim como todas as informações de relevância turística e cultural, tanto para o munícipe quanto para o turista e como a gente pode potencializar isso”, informa a Secretária Adjunta de Turismo. 
 
Para alcançar esse objetivo, o município está participando do processo seletivo de destinos inteligentes do SEBRAE e já se encontra na segunda fase, junto com outros municípios.  
 
Além de utilizar dados tecnológicos para o desenvolvimento do programa de turismo, outro desafio é fazer com que os moradores de Botucatu enxerguem a cidade como um destino turístico. Segundo Roberta, o turismo também pode gerar entretenimento para os moradores. 
 
No futuro, o município planeja continuar investindo em tecnologias para melhorar a experiência dos turistas e moradores, além de promover a cultura e patrimônio local. A cidade está em busca de se tornar um destino turístico inteligente, inovador e atrativo. 
 
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes  
O Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Botucatu, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com o Parque Tecnológico de Botucatu, com apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu, abre as atividades presenciais da RCD em 2023. 
 
Quase 60 municípios do Estado já estão inscritos para o Fórum que irá compartilhar os avanços tecnológicos nas cidades e soluções que visam melhorar a eficiência dos serviços públicos.
 
“O objetivo é promover a interação entre os gestores, tratando a tecnologia como imprescindível para desenvolver as cidades e melhorar a qualidade de vida do cidadão”, destaca o diretor da RCD, José Marinho. 
 
No evento, as Prefeituras também terão acesso a diversas soluções tecnológicas disponíveis pelas empresas 1Doc, Softplan, Placarsoft, Aprova Digital, Altbit, ENW, Gove e Sonner.
 
O Primar Plaza Botucatu é o hotel oficial do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes.  
 
As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Botucatu são gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades/universidades e podem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd
 
Serviço 
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de Botucatu 

Data: 2 de fevereiro de 2023, das 8h às 17h 
Local: Parque Tecnológico de Botucatu – SP  
Inscrições gratuitas para servidores públicos e representantes de entidades e universidades: https://www.sympla.com.br/rcd  
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp