25/01/2023 às 02h00min - Atualizada em 25/01/2023 às 02h00min

Ambulantes do Carnaval de Belo Horizonte 2023 podem retirar credencial a partir do dia 1º de fevereiro

Para fazer a retirada é necessário apresentar um documento original com foto. O atendimento será realizado por ordem de chegada e as credenciais estarão separadas em ordem alfabética, considerando o nome social cadastrado.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Nereu Júnior
Os vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o Carnaval de Belo Horizonte 2023 podem retirar as credenciais entre os dias 1º e 4 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação. O endereço é rua Carangola, nº 288, bairro Santo Antônio. O horário de entrega será das 8h às 17h. O número de registros cresceu, aproximadamente, 10% em relação à edição de 2020. Este ano, 16.117 pessoas buscaram a oportunidade, em 2020 foram 14.694.
 
Para fazer a retirada é necessário apresentar um documento original com foto. O atendimento será realizado por ordem de chegada e as credenciais estarão separadas em ordem alfabética, considerando o nome social cadastrado.
 
Caso o cadastrado não consiga comparecer nas datas e locais indicados, ele poderá solicitar que outra pessoa busque a credencial. Para isso, o representante deverá levar uma procuração original acompanhada do documento de identidade original com foto e cópia simples do documento de identidade do credenciado, acompanhada do original.
 
A credencial é pessoal e intransferível e dá ao ambulante o direito de comercializar bebidas e adereços carnavalescos entre os dias 4 e 26 de fevereiro nos desfiles dos Blocos de Rua. Junto com o documento, os trabalhadores receberão material com orientações sobre as regras para atividade comercial durante a folia, dicas de segurança, campanhas educativas como “Carnaval é na lata”, proibição do trabalho infantil, instruções sobre descarte de lixo, entre outras.
 
Os vendedores ambulantes estão proibidos de vender alimentos, bebidas em garrafas de vidro e fracionadas (em doses). É também vedada a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Durante todo o período de trabalho, eles devem usar a credencial em local visível e portar um documento de identificação com foto. O descumprimento destas e outras regras previstas no regulamento pode levar à perda do direito à comercialização.
 
“Queremos oferecer uma festa inesquecível para os nossos foliões e os vendedores ambulantes são parte importantíssima desse plano. É com muita empolgação que recebemos a notícia do aumento no número de cadastros. Importante salientar o olhar atencioso que o prefeito Fuad Noman tem na geração de emprego e renda para a nossa cidade”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.
 
Quantidade e perfil dos ambulantes
Em 2023, o número de vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o Carnaval foi de 16.117 pessoas. Um crescimento de, aproximadamente, 10% em relação à edição de 2020, em que foram registrados 14.694. Os números são do Observatório do Turismo de Belo Horizonte.
 
O investimento médio dos ambulantes na compra de mercadorias será de R$ 1.800,00. Eles esperam faturar R$ 4.500,00 com as vendas no carnaval. Além do número de ambulantes e expectativa de investimento, a pesquisa mapeou outras informações sobre o perfil das pessoas que se cadastraram. Cerca de 27% delas buscaram o registro pela primeira vez.
 
Sobre o perfil demográfico, a média de idade dos inscritos é de 42 anos, sendo que 41% deles têm entre 30 e 45 anos. Entre os cadastrados, 45,7% se identificam como do gênero masculino, 41,2% como feminino e 13,1% não responderam.
 
Serviço
Retirada de credenciais para ambulantes do Carnaval de Belo Horizonte – MG
Data: 1º a 4 de fevereiro
Local: Secretaria Municipal de Educação – Rua Carangola nº 288, Bairro Santo Antônio
Horário: 08h às 17h
Como chegar: ônibus – 2151 / 5102 / 9103
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp