23/01/2023 às 13h10min - Atualizada em 23/01/2023 às 13h10min

Uberlândia – MG marca recorde e é destaque em 18 rankings nacionais em 2022

Pesquisas divulgadas por renomados institutos mostraram que o município alcançou o maior nível de destaque em diversos segmentos socioeconômicos e tecnológicos pautado em ações da Prefeitura.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberlândia - MG
Foto: Divulgação
Com uma estruturada gestão de políticas públicas, a Prefeitura de Uberlândia – MG tem promovido condições para que a população tenha maior qualidade de vida, o que coloca a cidade como destaque em rankings e levantamentos divulgados a nível nacional. Em 2022, o município registrou presença recorde em rankings: ao todo, 18 índices relevantes apontaram, entre outros aspectos, o desenvolvimento tecnológico, o crescimento econômico e a qualidade da saúde pública municipal.
 
Pelo segundo ano seguido, Uberlândia ficou no topo do ranking brasileiro de “Cidades com Serviços Inteligentes”, após se destacar em critérios de análise da Conexis Brasil Digital. O estudo foi balizado na oferta de serviços inteligentes por meio de recursos digitais e do estímulo às telecomunicações. A avaliação ainda foi ratificada pelo ranking “Cidades Amigas do 5G”, que colocou Uberlândia como a quinta melhor do país em conectividade e acesso a serviços pela internet.
 
Outro dado relevante diz respeito ao alcance do fornecimento de água e esgoto à população, que fizeram com que Uberlândia atingisse o segundo lugar em balanço anual feito pelo Instituto Trata Brasil. O levantamento voltou a apontar a cidade entre as principais referências do país quando o assunto é saneamento básico, em uma série histórica que teve início em 2005.
 
Já em pesquisa da revista Isto É, a cidade também foi citada por ser a primeira de Minas Gerais e a décima do país na lista das Melhores Cidades do Brasil. A publicação do resultado mostrou que Uberlândia lidera indicadores que possibilitam o mapeamento do nível de desenvolvimento socioeconômico das cidades brasileiras.
 
Os resultados reforçam a qualidade e eficiência do trabalho realizado pela Prefeitura de Uberlândia na estruturação da cidade e na promoção e incentivo dos diversos setores da economia. Parte dessas ações podem ser conferidas no relatório 2021/2022 elaborado pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação e disponibilizado no Portal da Prefeitura de Uberlândia. (Clique aqui e confira)
 
Negócios
O ano passado foi representativo em um novo marco do setor econômico do município, que obteve destacada posição no ranking Brasil City Branding (estudo inédito feito pela Bloom Consulting), entre as 100 cidades mais populosos do país. Nele, Uberlândia foi listada como a 13ª entre as melhores para se fazer negócios.
 
Ainda sob a perspectiva econômica, vale ressalvar a divulgação feita em 2022 com indicadores relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Baseado em dados de 2020, quando o país vivenciou uma grave crise sanitária e econômica devido à pandemia de Covid-19, o ranking do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou Uberlândia com a 23ª maior arrecadação do Brasil, tendo um PIB de R$ 37,63 bilhões.
 
Empregabilidade
Em relação à oferta de empregos em Uberlândia, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, Uberlândia apresentou, em novembro do ano passado, pelo segundo mês consecutivo, o 2º melhor saldo de geração empregos do interior do Brasil. No período compreendido, as contratações superaram os desligamentos em 1.779 postos de trabalho.
 
O reconhecimento não parou por aí. Em pesquisa realizada pela rede global de empreendedores Endeavor Brasil, o principal polo logístico do Brasil Central ocupou a 21ª colocação final no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). A análise engloba aspectos como: qualificação da mão de obra, infraestrutura, mercado, aspectos inovadores, facilidade de acesso a crédito, tributação, legislação e práticas empreendedoras.
 
Saúde
A saúde pública é outro tema de recorrente zelo por parte da gestão municipal. Os esforços voltados para a área contemplam um sistemático empenho de qualificação do atendimento ao público. O município alcançou a segunda melhor nota do país no Ranking de Competitividade dos Municípios no critério Acesso à Saúde.
 
No ano passado, o Ministério da Saúde também citou a cidade como sendo a primeira do país, entre as com mais de 500 mil habitantes, no desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS). O levantamento avaliou a qualidade do serviço prestado ao cidadão pela Rede de Atenção Primária, que é a porta de entrada para os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Um apontamento realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) mostrou que o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) foi considerado a 25ª melhor unidade hospitalar pública do Brasil, sendo a única de Minas Gerais apontada. O espaço foi classificado como uma das unidades mais eficientes e bem avaliadas pelos usuários por sua qualidade e segurança.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp