18/01/2023 às 12h46min - Atualizada em 18/01/2023 às 12h46min

Cidades discutem oportunidades para reduzir o desperdício de alimentos

Troca de ideias entre gestores municipais permite replicar boas práticas para fortalecer sistemas alimentares urbanos sustentáveis.

Redação
Instituto Comida do Amanhã
Foto: Marcos Fabrício
Cidades de todas as regiões brasileiras, participantes do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (Luppa), projeto do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI América do Sul, participam de webinário em 25 de janeiro, às 10 horas, para debater oportunidades de combate ao desperdício de alimentos e o papel da gestão municipal.
 
O webinário será organizado pela Embrapa Alimentos e Territórios de Maceió – AL, e Delegação da União Europeia no Brasil e contará com a participação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO Américas). O seminário, com transmissão pelo Youtube da Embrapa, tem enfoque para técnicos e gestoras(es) que trabalham com assistência social, agricultura e abastecimento, e planejamento urbano.
 
O evento on-line faz parte do projeto “Cidades e alimentação: governança e boas práticas para alavancar sistemas alimentares urbanos circulares”, em execução nos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil e liderado conjuntamente pela Embrapa e União Europeia. Para o analista Gustavo Porpino, a troca de ideias entre gestores municipais fortalece a replicabilidade das boas práticas para fortalecer sistemas alimentares urbanos sustentáveis.
 
“As cidades estão mais cientes da necessidade de fomentarem ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis, e há iniciativas já em curso, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina ou Europa que podem ser adaptadas e replicadas em diferentes contextos urbanos”, comenta.
 

Como parte do projeto Cidades e alimentação, as cidades de Rio Branco – AC, Santarém – PA, Recife – PE, Maricá – RJ e Curitiba – PR foram selecionadas por meio de chamada exclusiva para as cidades participantes do  Luppa e irão participar de trocas de experiências com cidades europeias sobre sistemas alimentares circulares. Segundo a FAO, sistemas alimentares sustentáveis são aqueles que proporcionam segurança alimentar e nutrição para todos, de forma que os fundamentos econômicos, sociais e ambientais para gerar segurança alimentar e nutrição para as gerações futuras não sejam comprometidos. Ao valorizar a circularidade dos sistemas alimentares, buscam-se formas de reduzir a geração de resíduos nas diferentes etapas da cadeia produtiva e fortalecem-se as políticas públicas alimentares e iniciativas de redistribuição dos alimentos por meio, por exemplo, de bancos de alimentos e cozinhas solidárias.
 
O Luppa, rede que fomenta a colaboração para facilitar a construção de políticas alimentares municipais, foi idealizado como uma ferramenta para apoiar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis para as pessoas e o planeta, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômicas, e promotores de justiça social, a partir da construção democrática de políticas integradas e coerentes, que tratem de forma sistêmica os desafios alimentares urbanos. A Embrapa, que recentemente assinou acordo de cooperação com o Instituto Comida do Amanhã, é uma das colaboradoras da iniciativa.

Durante o seminário on-line, a consultora Mia Reiss, da FAO Américas, especialista em desenvolvimento circular, irá apresentar ações de cidades da América Latina e Caribe que contribuem para a redução do desperdício de alimentos. O analista Gustavo Porpino, da Embrapa Alimentos e Territórios, irá abordar os desafios e oportunidades para cidades brasileiras diminuírem o desperdício de alimentos. O webinário terá mediação de Francine Xavier, diretora do Instituto Comida do Amanhã, e contará ainda com a participação de representante da União Europeia.
 
Serviço
Seminário on-line “O papel das cidades no enfrentamento ao desperdício de alimentos”
Quando: 25 de janeiro de 2023, às 10 horas
Link da transmissão: Canal da Embrapa no YouTube
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp