16/01/2023 às 23h11min - Atualizada em 16/01/2023 às 23h11min

Ministro inclui minuta de decreto de estado de defesa em ação já aberta contra Bolsonaro no TSE

Benedito Gonçalves deu prazo de cinco dias para que Bolsonaro se manifeste sobre conteúdo do documento encontrado pela PF na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Redação
Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves autorizou nesta segunda-feira (16) a inclusão da minuta apreendida na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres em uma ação de investigação eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL). 
 
O pedido de inclusão foi feito pelo PDT no processo aberto na Corte no ano passado para apurar a legalidade do encontro de Bolsonaro com embaixadores para questionar a lisura da votação eletrônica.
 
Na decisão, Gonçalves afirma que a minuta pode ter relação com os fatos investigados no processo.
 
“Constata-se, assim, a inequívoca correlação entre os fatos e documentos novos e a demanda estabilizada, uma vez que a iniciativa da parte autora converge com seu ônus de convencer que, na linha da narrativa apresentada na petição inicial, a reunião realizada com os embaixadores deve ser analisada como elemento da campanha eleitoral de 2022, dotado de gravidade suficiente para afetar a normalidade e a legitimidade das eleições e, assim, configurar abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”, argumentou o ministro.
 
Além da juntada da minuta, o ministro deu prazo de cinco dias para a defesa de Bolsonaro se manifestar no processo.
 
Ainda não há prazo para julgamento da ação, que pode terminar com a condenação à inelegibilidade do ex-presidente.
 
A minuta foi encontrada pela Polícia Federal (PF) após busca a apreensão realizada na casa de Anderson Torres em Brasília.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp