11/02/2020 às 12h22min - Atualizada em 11/02/2020 às 12h22min

New Hampshire faz prévia nesta terça com Sanders favorito e expectativa de apuração mais tranquila que Iowa

Senador de Vermont lidera pesquisas em estado onde venceu por mais de 20 pontos em 2016; Pete Buttigieg aparece em segundo e Amy Klobuchar surpreende ao ultrapassar Warren e Biden após bom desempenho em debate.

Após a confusão do caucus em Iowa, os democratas realizam nesta terça-feira (11) uma nova prévia, desta vez sua primeira votação no sistema de primária, com cédulas de papel, no estado de New Hampshire.

Como desta vez os eleitores irão preencher a maioria das cédulas manualmente e a apuração não irá usar o mesmo aplicativo que causou o problema registrado em Iowa, a expectativa é de que o resultado seja divulgado rapidamente e sem polêmicas.

A disputa novamente deve ter como protagonistas Bernie Sanders e Pete Buttigieg.

Os dois, que conquistaram os maiores números de delegados em Iowa, aparecem nos dois primeiros lugares nas pesquisas em New Hampshire, à frente do ex-vice-presidente Joe Biden, e das senadoras Elizabeth Warren e Amy Klobuchar.

Em uma média de pesquisas computada pelo site RealClearPolitics, Bernie Sanders aparece com 28,7%, seguido por Pete Buttigieg com 21,3%. Amy Klobuchar, que cresceu após o mais recente debate, na sexta-feira (7), chegou ao terceiro posto, com 11,7%. Ela é seguida de perto por Elizabeth Warren e Joe Biden, ambos com 11%.

Sanders pode ainda levar vantagem porque há em New Hampshire mais eleitores inscritos como independentes do que aqueles que se declaram ligados ao Partido Democrata. Em 2016, o senador de Vermont derrotou Hillary Clinton no estado por 60% a 38%.

As primárias de New Hampshire irão atribuir 24 delegados. Até o momento, já foram distribuídos 41, obtidos em Iowa, da seguinte maneira:

  • Pete Buttigieg: 14
  • Bernie Sanders: 12
  • Elizabeth Warren: 8
  • Joe Biden: 6
  • Amy Klobuchar: 1

No total, o Partido Democrata irá enviar 3.979 delegados para sua convenção nacional, de 13 a 16 de julho, na qual será decidido o nome do candidato democrata à presidência. Para conquistar a nomeação, um pré-candidato precisa ter pelo menos 1.991 delegados a seu favor.

Após a primária de New Hampshire, o Partido Democrata realiza mais duas prévias em fevereiro: um caucus em Nevada, no dia 22, e uma primária na Carolina do Sul, no dia 29. O calendário prossegue com a Super Terça, em 3 de março, quando serão realizadas primárias democratas em 14 estados ao mesmo tempo, além da votação para os americanos que moram no exterior e de um caucus em Samoa Americana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp