12/01/2023 às 17h05min - Atualizada em 12/01/2023 às 17h05min

Deputados dos EUA pedem que Biden revogue visto e investigue Bolsonaro por terrorismo em Brasília – DF

Carta com os pedidos, assinada por 46 deputados do partido Democrata, foi entregue ao presidente, Joe Biden.

Redação
BBC Brasil
Um total de 46 deputados do partido Democrata enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo que o governo para evitar que o país seja utilizado por Jair Bolsonaro (PL) como refúgio em função dos ataques terroristas promovidos por seus apoiadores no último domingo (8), em Brasília – DF. A carta, segundo a BBC Brasil, foi enviada na noite de quarta-feira (11).
 
“O ataque ilegal e violento em 8 de janeiro contra as instituições do governo brasileiro foi construído sobre meses de invenções pré e pós-eleitorais do Sr. Bolsonaro e seus aliados, alegando que a eleição presidencial de 30 de outubro havia sido roubada”, dizem os parlamentares na carta, de acordo com a reportagem. Eles pedem, ainda, que Biden “coopere totalmente” com o Brasil para esclarecer a responsabilidade de Bolsonaro nos atos terroristas.
 
“O Sr. Bolsonaro voou para a Flórida antes do final de seu mandato (…) e estamos preocupados com os relatos de que ele atualmente reside em Orlando. Os EUA não devem dar abrigo a ele ou a qualquer autoritário que tenha inspirado tamanha violência contra as instituições democráticas”, diz um outro trecho do documento.
 
Bolsonaro deixou o Brasil e se encontra na Flórida desde o dia 30 de dezembro, um dia antes do término de seu mandato à frente da Presidência da República. “Ele deixou o Brasil em um voo das Forças Armadas Brasileiras sem passar a faixa ao sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e entrou nos EUA antes do fim oficial de seu mandato, possivelmente de posse de passaporte e visto diplomáticos – concedidos a chefes de Estado”, ressalta a BBC. Nesta linha, os democratas também pedem que Biden revogue o visto diplomático americano de Bolsonaro.
 
“Segundo nosso entendimento, já que o Sr. Bolsonaro entrou nos Estados Unidos quando ainda era presidente do Brasil, ele pode ter feito isso com um visto A-1, que é reservado para indivíduos em visitas diplomáticas ou oficiais. Como ele não é mais o Presidente do Brasil e tampouco exerce atualmente o cargo de oficial brasileiro, solicitamos que reavalie sua situação no país para verificar se há base legal para sua estada e revogue qualquer visto diplomático que ele possa possuir”, dizem os parlamentares.
 
Na carta, os deputados pedem, ainda, que o FBI investigue “se e como os ataques à Praça dos Três Poderes foram planejados em território americano. E que responsabilize legalmente possíveis mentores e financiadores dos atos em Brasília que estejam baseados na Flórida”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp