12/01/2023 às 12h25min - Atualizada em 12/01/2023 às 12h25min

Advogados pedem a Moraes que suspenda diplomação de seis deputados por suposto apoio a atos terroristas

Grupo alega não ser ‘aceitável’ que parlamentares eleitos apoiem atos contra a democracia. Lista inclui deputados federais e estaduais.

Redação
Um grupo de advogados enviou ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um pedido para que seis deputados federais e estaduais eleitos tenham a diplomação suspensa e sejam impedidos de assumir o mandato por apoio aos atos terroristas praticados em Brasília – DF no domingo (8).
 
No pedido, o grupo alega não ser “aceitável” que parlamentares eleitos apoiem atos contra a democracia.
 
Durante os atos, vândalos bolsonaristas radicais invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). Os terroristas depredaram os prédios, destruíram obras de arte, quebraram móveis e danificaram equipamentos.
 
Os advogados pediram que os seguintes parlamentares tenham a diplomação suspensa:
  1. Carlos Jordy (PL) – deputado federal reeleito;
  2. Silvia Waiãpi (PL) – deputada federal eleita;
  3. André Fernandes (PL) – deputado federal eleito;
  4. Nikolas Ferreira (PL) – deputado federal eleito;
  5. Sargento Rodrigues (PL) – deputado estadual reeleito;
  6. Walber Virgolino (PL) – deputado estadual eleito.
“Não é aceitável ou imaginável que pessoas que tenham sido eleitas como representantes do povo em um regime democrático, por meio de eleição livre, possam apoiar, incentivar e mesmo participar de atos que atentem contra o Estado Democrático de Direito”, afirma o Grupo Prerrogativas no pedido a Moraes.
 
Para basear o pedido, o grupo lista uma série de publicações feitas pelos parlamentares nas redes sociais sobre os atos.
 
Alguns desses políticos também são alvos de um pedido apresentado pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao STF para que seja investigada eventual incitação deles aos atos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp