10/02/2020 às 09h55min - Atualizada em 10/02/2020 às 09h55min

Chuva causa dezenas de desabamentos e alagamentos e trava São Paulo

O rio Tietê transbordou e a marginal foi fechada sentido Cebolão, na altura da ponte da Casa Verde. O rodízio de veículos foi suspenso.

O temporal que atinge São Paulo desde domingo (9) deixou a cidade em estado de atenção. As marginais Tietê e Pinheiros tiveram trechos intransitáveis por causa dos transbordamentos dos respectivos rios. A circulação dos transportes públicos foi comprometida. O metrô opera normalmente, mas a linha 9 - Esmeralda da CPTM parou - a linha 8 - Diamante da CPTM ficou paralisada até às 9h10. O rodízio de veículos foi suspenso.

A Zona Oeste da cidade foi a mais afetada. A recomendação dos bombeiros é que as pessoas evitem sair de casa. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o tempo deve continuar instável e com chuva.

No começo da manhã desta segunda-feira (11), a cidade chegou a registrar 76 pontos de alagamentos, sendo 68 intransitáveis e 8 transitáveis. Às 9h, este número baixou para 56 pontos de alagamentos, sendo 51 intransitáveis e 5 transitáveis.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, desde domingo (9) até as 8h desta segunda-feira (10), foram registrados 141,2 ml de chuva em Barueri. No Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, foram registrados 113,2 ml de chuva. A média nos últimos 30 anos para o mês de fevereiro nesta estação de medição é de 249,7.

O corpo de um homem de 33 anos foi encontrado no piscinão de São Bernardo, segundo o Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda (10). Ele estava desaparecido desde sábado (8). Inicialmente, a reportagem afirmou erroneamente que homem desapareceu no domingo (9), quando a chuva começou.

A SPTrans informa que a circulação dos ônibus municipais está prejudicada e que as equipes reforçaram o monitoramento da operação dos ônibus, orientando os passageiros em seus deslocamentos.

Em razão dos pontos de alagamentos intransitáveis, os ônibus não circulam em importantes vias como:

  • Av. das Nações Unidas;
  • Av. Marquês de São Vicente;
  • Av. Dr. Chucri Zaidan;
  • Av. Prof Francisco Morato,
  • Av. Pres Castelo Branco;
  • Av. Santos Dumont (Bom Retiro);
  • Av. Nossa Senhora do Ó;
  • Av. Braz Leme;
  • Av. Giovanni Gronchi, Av. Interlagos;
  • Av. Santo Amaro;
  • Av. Miguel Estefno;
  • Av. 11 de Junho.

Os 31 terminais de ônibus municipais estão operando normalmente e não há alagamento no interior desses equipamentos. Entretanto, os ônibus têm dificuldade transitar pela cidade por causa dos acessos prejudicados pelos alagamentos.

O Plano de Ação Entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) foi acionado a pedido da CPTM, em decorrência de problemas que afetaram a circulação dos trens na linha 9 - Esmeralda entre as estações Osasco e Santo Amaro.

Há problemas também no transporte público. A circulação de trens na linha 9 Esmeralda da CPTM está interrompida entre as estações Osasco e Santo Amaro por causa de alagamentos. Os ônibus do sistema Paese foram acionados.

Também há problemas na linha 8 Diamante. Há interrupções entre as estações Itapevi e Comandante Sampaio.

A operação dos ônibus metropolitanos também está comprometida, com dificuldade de circulação dos veículos e atrasos por causa das vias alagadas. A recomendação é que os passageiros consultem a situação da linha em tempo real pelo aplicativo da EMTU. O rodízio de veículos foi suspenso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp