07/02/2020 às 12h47min - Atualizada em 07/02/2020 às 12h47min

OAB Rondônia critica documento que mandava recolher 43 livros de escolas estaduais: “odiosa censura”, diz

Sindicato dos Professores de Rondônia também repudiou ofício: “Atentado à educação, ao conhecimento e a liberdade de expressão”. Secretário de Educação do estado afirmou que ofício não chegou a ser expedido.

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Rondônia (OAB-RO) se pronunciou sobre o documento da Secretaria de Estado de Rondônia (Seduc) que mandava recolher 43 livros nas escolas estaduais. Segundo o órgão a ação representa “odiosa censura”.

Ainda conforme a OAB o documento viola os mais caros princípios e garantias fundamentais da Constituição Federal.

“Bem como ofende a democracia e a cultura, que nos dá unidade como nação brasileira”, diz a OAB Rondônia.

O pronunciamento é referente a um documento da Seduc que determinou na quinta-feira (6) o recolhimento de livros clássicos como “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, “Macunaíma”, de Mário de Andrade, e “Os sertões”, de Euclides da Cunha, das escolas estaduais de Rondônia.

O Sindicato dos Professores de Rondônia também se manifestou dizendo que a ação, mesmo em “rascunho” é um “atentado à educação, ao conhecimento e a liberdade de expressão”.

Para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado (Sintero), o ato, se acontecesse, seria um “comportamento ditatorial do Governo”.

“Esperamos que essa situação seja esclarecida, pois não podemos tolerar que casos de censura sejam presenciadas nas escolas de Rondônia”, diz a pasta em nota.

A União Nacional dos Estudantes (Une) afirmou nesta sexta-feira (7) que a lista da Seduc “foi uma tentativa de censura à cultura”.

O secretário da Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc) confirmou a existência do documento - revelou que tratar-se de um “rascunho” feito por “técnicos” que não chegou a ser expedido. Afirmou ainda não concordar com o teor do memorando e que os livros listados não serão recolhidos.

Veja abaixo a relação dos livros que seriam recolhidos:



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp