30/12/2022 às 01h03min - Atualizada em 30/12/2022 às 01h03min

Sine de Uberlândia – MG tem o melhor desempenho dentre todas as unidades de Minas Gerais

Balanço do Governo de Minas Gerais revela que unidade local, sob a gestão da Prefeitura de Uberlândia, conquistou os melhores resultados do Estado em 2022 nos quesitos quantidades de vagas, de atendimentos e de profissionais inseridos no mercado.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberlândia - MG
Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberlândia - MG
Mais uma vez, o trabalho desempenhado no município ganha destaque. Após o Ministério do Trabalho e Previdência divulgar recentemente que Uberlândia é a segunda cidade do interior a mais gerar emprego no Brasil, uma nova informação confirmou a evolução da empregabilidade na cidade com auxílio importante da Prefeitura de Uberlândia. Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), de janeiro deste ano até o momento, a unidade de Uberlândia do Sistema Nacional de Emprego (Sine) possui o melhor desempenho comparado a todas as unidades de Minas Gerais.
 
O Sine de Uberlândia – MG, cuja gestão passou para Prefeitura de Uberlândia em 2020, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), ficou em primeiro lugar nos três indicadores de desempenho analisados na avaliação (quantidades de vagas oferecidas, quantidades de atendimento e vagas colocadas – que significam o número de pessoas inseridas no mercado de trabalho).
 
Confira abaixo:
 

Quantidade de vagas oferecidas

 

Sine Uberlândia 21.647
Sine BH 9.081
Sine Mariana 8.731
Sine Itabirito 7.721
Sine Congonhas 3.899

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)

 

Quantidade de atendimentos

Ano referência 2022

Sine Uberlândia 72.132
Sine Conselheiro Lafaiete 31.820
Sine Mariana 31.425
Sine Araxá 29.803
Sine Itabirito 29.632

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)

 

Vagas colocadas

Ano referência 2022

Sine Uberlândia 3.264*
Sine Mariana 1.450
Sine Itabirito 1.112
Sine Pirapora 1.038
Sine Conselheiro Lafaiete 1.018

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)

 

*As vagas colocadas referem-se as pessoas inseridas no mercado de trabalho. De acordo com o registro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o número para 2022 ainda será superior, ultrapassando 4 mil trabalhadores, uma vez que muitas fichas de postos ocupados neste ano ainda estão sendo computadas no sistema interno do Sine.
 
Ações para geração de emprego e renda
O Sine Uberlândia representa uma das frentes de atuação da Prefeitura de Uberlândia no intuito de fomentar a geração de emprego e renda na cidade. De forma sinérgica, também há a frente de capacitação profissional, com mais de 90 cursos gratuitos de qualificação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) nos Centros Profissionalizantes do Morumbi, Lagoinha, Campo Alegre, Luizote de Freitas, Planalto e Tocantins, além do Complexo Social Maravilha e Estação da Juventude.
 
E, em setembro ano, para inovar no estímulo à empregabilidade, o Município realizou de forma inédita o primeiro Mega Feirão de Empregos. Por meio da parceria entre a Sedesth e Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei), o Município possibilitou que mais de 12 mil entrevistas de empregos fossem realizados por 122 empresas participantes, em um único dia, na Arena Sabiazinho. O sucesso do projeto garantiu que o Mega Feirão se tornasse lei, de autoria do prefeito Odelmo Leão (PP), para ocorrer anualmente como política pública fixa do Executivo municipal.
 
Para o prefeito, o desempenho do Sine Uberlândia reflete todo comprometimento da gestão com todas essas frentes de trabalho.
 
“Nossa equipe tem se dedicado, com excelência, tanto para capacitar nossa população quanto para dialogar com o empresariado. Essa intermediação de qualidade tem inspirado e aumentado a confiança de todos no setor produtivo. Portanto, em 2023, vamos continuar inovando”, ressaltou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp