28/12/2022 às 20h55min - Atualizada em 28/12/2022 às 20h55min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG seleciona entidade cultural parceira para realizar Virada Cultural

O edital para a seleção da OSC foi republicado nesta quarta-feira (28), com adequações na programação de acordo com a realidade do mercado cultural vivenciada a partir da pandemia de Covid-19.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A Prefeitura de Belo Horizonte – MG reabre as inscrições para a seleção de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que irá atuar como parceira do poder público na realização da 8ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte, prevista para acontecer em agosto de 2023. As propostas técnicas podem ser entregues entre os dias 1º e 3 de fevereiro de 2023 (quarta a sexta-feira), das 10h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Fundação Municipal de Cultura, que agora está em novo endereço (Av. Augusto de Lima, nº 30, Centro, 4º andar, Diretoria da Política de Festivais – DPOF).

O edital para a seleção da OSC foi republicado nesta quarta-feira (28), com adequações na programação de acordo com a realidade do mercado cultural vivenciada a partir da pandemia de Covid-19. O edital completo, suas retificações e seus anexos estão disponíveis para consulta no Portal das Parcerias da PBH – (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades).

Assim como em 2022, a próxima edição da Virada Cultural de Belo Horizonte irá priorizar artistas da cidade na composição da programação, reafirmando o compromisso com o setor cultural de Belo Horizonte. Essa é uma maneira de a Prefeitura contribuir com o fomento à economia criativa, proporcionando oportunidades de trabalho e renda para a cadeia produtiva artística local, que foi tão duramente impactada pela pandemia. Serão destinados R$ 2.065.000,00 para a realização do evento, valor que poderá ser alterado a depender da aprovação da Lei Orçamentária Anual 2023.

As Organizações da Sociedade Civil interessadas devem ter sede ou instalações na capital mineira, atender aos requisitos de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista e demonstrar a qualificação técnica exigida pelo edital. Para a realização da Virada Cultural 2023, será selecionada apenas uma OSC, ou ainda uma rede de OSCs, desde que essa rede seja formalizada no ato da inscrição, conforme diretrizes previstas no edital.

A escolha da OSC será feita por uma comissão de seleção formada por servidores da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. Entre os critérios analisados, estão a exequibilidade técnica e a adequação aos objetivos da política de festivais da FMC, além da viabilidade orçamentária e consistência do planejamento financeiro.

OSC irá atuar em conjunto com o poder público na execução do evento
Entre as funções a serem desempenhadas pela OSC selecionada está o planejamento completo da Virada Cultural de Belo Horizonte, incluindo a pré-produção, produção e execução, além da articulação de parcerias. A OSC também irá atuar na composição da grade de programação do evento, integrando, juntamente com representantes do poder público, a coordenação artística. Conforme previsto no edital, a seleção de artistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana se dará por meio de cadastro de propostas artísticas, que será lançado em período posterior à seleção da OSC parceira. As propostas serão selecionadas por uma comissão de seleção com representantes do poder público e da sociedade civil, indicados pela FMC/SMC e OSC e pela coordenação artística.

Com as atividades em formato presencial, a programação do evento será composta por, no mínimo, 110 atrações. As atividades deverão ter formatos variados, podendo ser realizadas em palcos montados no espaço público; em espaços localizados no hipercentro, principalmente os da Zona Cultural Praça da Estação. É desejável que o evento ocupe também novos espaços e contemple novos formatos de programação. A escolha da localização dos palcos e suas atrações, bem como as atividades que acontecerão nos trajetos da Virada Cultural, devem levar em consideração os atores sociais que já se apropriam daquele território e suas dinâmicas de interação nesses espaços.

Sobre a Virada Cultural
Parte integrante da política pública de cultura da Prefeitura de Belo Horizonte, a Virada Cultural é um dos mais importantes festivais do município. Sua programação gratuita contempla diversas linguagens artísticas, tais como artes cênicas, visuais e plásticas, cultura popular, literatura, moda, design e música, entre outras, com atividades realizadas durante 24 horas sem intervalo.

O Festival tem como premissa a democratização do acesso à arte e à cultura, bem como o estímulo à formação de público para os artistas da cidade. Já foram realizadas sete edições, que somam a participação, aproximadamente, de 20 mil artistas e profissionais da cultura e mais de 3.000 atrações, alcançando um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.

A edição da Virada Cultural realizada em 2022 – “É Virada e Misturada, a gente junto é mais feliz”, reuniu, durante as 24 horas, mais de 300 atrações, alcançando público diverso de mais de 300 mil pessoas que acompanharam do rock e hip hop no Viaduto Santa Tereza, às grandes festas e shows na Praça da Estação, além dos encontros em família no Parque Municipal, com a presença de crianças e idosos. Contou com a participação de mais 2.000 artistas e profissionais das equipes artísticas e técnicos dos bastidores atuando na sua realização.

Serviço
Edital de seleção de entidade cultural parceira para a realização da Virada Cultural 2023

Inscrições: de 1º a 3 de fevereiro de 2023 (quarta a sexta-feira), das 10h às 12h e das 14h às 17h
Local: Fundação Municipal de Cultura – Av. Augusto de Lima, nº 30, Centro, 4º andar, Diretoria da Política de Festivais – DPOF
Editais, retificações e anexos: prefeitura.pbh.gov.br/portaldasparcerias (Chamamentos públicos, Dispensas e Inexigibilidades)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp