28/12/2022 às 17h29min - Atualizada em 28/12/2022 às 17h29min

Prefeitura de Várzea Paulista – SP realiza trabalhos preventivos para contenção das chuvas

Unidades Gestoras tomam medidas para evitar alagamentos e as consequências do período de verão.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Nesta quarta-feira (28), a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (COMDEC) voltou a se reunir no gabinete municipal, sob o comando do prefeito em exercício, Fernando Pasqualino (Rede). O coordenador da Defesa Civil, Cristiano Vargas, falou sobre as medidas preventivas adotadas pelo município neste verão e a situação da cidade nestes dias de chuva intensa.
 
Mesmo tendo ultrapassou o índice de 80 mm de chuva em 72 horas, Várzea Paulista não registrou alagamentos. Houve um escorregamento de talude, no Jardim Promeca, no qual já foi realizada a contenção, sem vítimas. Também foi registrada uma queda de árvore em um condomínio, na Vila Tupi. Nenhum morador precisou deixar sua residência devido as chuvas. A Defesa Civil segue em vistoria de campo preventiva e, com o solo encharcado, os cuidados devem ser redobrados. 
 
Prevenção
A Prefeitura de Várzea Paulista tem atuado intensamente para prevenir as consequências das chuvas intensas, neste período de verão. As Unidades Gestoras Municipais tomaram medidas ao longo dos meses, já pensando neste período do ano.
 
A Unidade de Infraestrutura Urbana realiza a limpeza contínua dos córregos do município, evitando assim, alagamentos nas vias públicas. Os cuidados preventivos foram realizados nos córregos do município, como Pinheirinho, no Jardim Satélite; Ilha Bela, na Vila Real; Piqueri, no Jardim América III; Sorocaba e Itararé, no Jd. Paulista e Bertioga, do Jd. Bertioga ao centro do município.
 
A Defesa Civil de Várzea Paulista conquistou muitas melhorias em 2022, com o recebimento de duas picapes, motosserra elétrica, lanterna tática, tripé, holofotes, uniformes, equipamentos de proteção individual (EPI’s), materiais de identificação e de isolamento de área. O grupo também participou de capacitações.
 
A equipe segue com as vistorias preventivas das possíveis áreas de risco do município e a Operação Verão, gerenciada pelo COMDEC, que envolve várias pastas da Prefeitura de Várzea Paulista, como as Unidades Gestoras Municipais de Saúde; Educação; Obras; Infraestrutura Urbana; Trânsito; Planejamento e Inovação; Casa Civil; Meio Ambiente; Segurança Pública e Desenvolvimento Social. A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Fundo Social de Solidariedade (FUSS) da cidade também fazem parte da coordenadoria.


Social
 A Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social mantém equipe técnica de prontidão para apoiar a Defesa Civil e outras unidades gestoras da Prefeitura, caso aconteça alguma ocorrência que exija a presença da pasta. Havendo essa necessidade, a unidade, com base no diagnóstico da Defesa Civil, avalia os casos e dá os devidos encaminhamentos.
 
Um instrumento que pode auxiliar pessoas atingidas por eventuais problemas causados por chuvas é o Auxílio Aluguel, regulamentado pela Lei dos Benefícios Eventuais (nº 2.545). Trata-se de um benefício ofertado a pessoas em situação de vulnerabilidade social causada por emergências e calamidades públicas, caso elas preencham os requisitos socioeconômicos necessários.
 
Casa Civil
Um importante passo para facilitar a transferência definitiva de residentes em áreas de risco foi dado neste semestre. O prefeito professor Rodolfo Braga assinou, em 29 de novembro, o convênio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), junto do secretário estadual de Habitação, Flavio Amary, e do presidente da companhia, Sílvio Vasconcelos, na capital paulista. Em virtude do contrato, será viabilizada a construção de 100 unidades habitacionais populares para famílias vulneráveis socialmente que residem em áreas de risco.
 
Em breve, o Governo Estadual fornecerá as novas orientações para que, com o acesso aos dados levantados pela Prefeitura, possam se iniciar as obras e as famílias atendidas sejam definidas, de acordo com os critérios técnicos e sociais do programa.
 

SMS Defesa Civil
A Defesa Civil de Várzea Paulista informa que a população pode receber notificações prévias de possibilidades de alagamentos. O programa é regional e tem como objetivo alertar a população sobre riscos de chuva forte e baixa umidade, por meio do SMS no celular cadastrado.
 
“É importante estar cadastrado no SMS para estar atento aos riscos hidrológicos, perigos de deslizamento, alagamentos e perigos relacionados ao extravasamento da água. A população precisa estar informada. A ferramenta também ajuda a evitar os acidentes, como por exemplo o carregamento dos veículos ou, quando a pessoa estiver andando na rua, a possibilidade de ser levada pelo sistema de drenagem”, orienta o coordenador da Defesa Civil, Cristiano Vargas.
 
Para se cadastrar, basta digitar no SMS o número 40199 e o seu CEP. Dessa forma, você passará a receber as notificações.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp