26/12/2022 às 17h12min - Atualizada em 26/12/2022 às 17h12min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG promove capacitação da Guarda Civil Municipal frente aos grupos vulneráveis

Em sua palestra, Eduardo Pazinato enfatizou que a proteção integral aos direitos das minorias é fundamental para estabelecer uma segurança pública cidadã.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Telma Gomes
A Prefeitura de Belo Horizonte – MG promoveu nesta segunda-feira (26) o seminário A Guarda Civil Municipal Frente aos Grupos Vulneráveis e Minorias, com palestra do professor Eduardo Pazinato, professor coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã (Nuseg) e associado sênior do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Instituto Brasileiro de Segurança Pública e Justiça (Ibrajus). 

A capacitação foi uma realização da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) destinada a guardas municipais, com o objetivo de estimular e apoiar ações de prevenção à violência, com prioridade para aquelas que estão relacionadas com a letalidade da população jovem negra, com o atendimento humanizado à população indígena e com a conscientização na atuação frente a população LGBT e outros grupos vulneráveis. 

Em sua palestra, Eduardo Pazinato enfatizou que a proteção integral aos direitos das minorias é fundamental para estabelecer uma segurança pública cidadã.  
 
“Está cada vez mais claro que os investimentos dos governantes em Segurança não devem se dar somente na aquisição de armamentos. É preciso voltar os olhos também para a defesa dos direitos humanos”, defendeu.

O secretário Genilson Zeferino destacou a importância do seminário, classificando a promoção dos Direitos Humanos e do respeito às diferenças como um desafio constante a ser enfrentado pelo poder público.
 
“Sobretudo na área da Segurança Pública, da qual fazemos parte, é preciso discutir com frequência a forma de atendimento prestado aos negros, à população em situação de rua, ao público LGBT e outros vulneráveis, pautando essa relação pelo acolhimento e pelo respeito”, disse.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp