05/02/2020 às 19h58min - Atualizada em 05/02/2020 às 19h58min

Senado absolve Trump em julgamento de impeachment e ele fica no cargo

Mitt Romney, candidato à presidência em 2008 e 2012, foi o único republicano a votar a favor de condenação do presidente por abuso de poder. Trump é o terceiro a sofrer um processo de impeachment e ser absolvido pelo Senado, mas primeiro a passar por isso durante campanha de reeleição.

O Senado dos EUA declarou nesta quarta-feira (5) o presidente Donald Trump, inocente das acusações de abuso de poder, ao bloquear ajuda militar para Ucrânia, e de obstrução ao Congresso.

O resultado significa que Trump continuará em seu cargo. As eleições presidenciais dos EUA acontecem neste ano em um ambiente bastante polarizado.

A decisão refletiu a composição do Senado, onde os republicanos têm maioria, ao contrário da Câmara dos Representantes, liderada pelos democratas. Para que ele fosse condenado e tivesse que deixar a Casa Branca, era preciso dois terços dos 100 votos da Casa.

Trump é o terceiro presidente a sofrer um processo de impeachment, e o terceiro a ser inocentado pelo Congresso.

O impeachment tinha sido aprovado pela Câmara dos Representantes no dia 18 de dezembro, baseado nas acusações de abuso de poder e obstrução ao Congresso.

De acordo com o voto da Câmara dos Representantes, Trump cometeu abuso de poder ao solicitar para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, ajuda para investigar o democrata Joe Biden e seu filho, ao mesmo tempo em que bloqueou ajuda militar ao país do leste europeu.

Biden é um dos candidatos do Partido Democrata nas primárias da legenda e considerado um forte rival de Trump numa possível eleição.

Em relação a essa acusação, Trump foi inocentado por 52 a 48. O republicano Mitt Romney foi o único de seu partido a votar contra o colega de partido.

A outra acusação contra o presidente era de obstrução ao Congresso, por ter impedido o depoimento de testemunhas e a liberação de documentos.

Neste caso, a votação foi de 53 a 47 a favor de Trump, com Romney votando para inocentar o presidente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp