19/12/2022 às 17h29min - Atualizada em 19/12/2022 às 17h29min

Como será o funcionamento dos bancos neste fim de ano?

Em 2022, tanto o Natal quanto o Ano Novo acontecem durante o fim de semana. Não haverá expediente nas agências bancárias nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro, e nem em 1º de janeiro. Veja como se planejar para pagar suas contas.

Redação
Em 2022, tanto o Natal quanto o Ano Novo acontecem durante o fim de semana. Não haverá expediente nas agências bancárias nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro, e nem em 1º de janeiro. Veja como se planejar para pagar suas contas.
 
Dezembro é um mês de muitas comemorações e, por isso, acaba sendo também um período de muitas despesas. Neste 2022, tanto a véspera quanto o feriado de Natal e de Ano Novo caem em um fim de semana – sábado e domingo.
 
Como fica o funcionamento dos bancos no final do ano?
As datas de funcionamento dos bancos já foram divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
  • Entre os dias 19 e 23 de dezembro, as agências funcionam normalmente. Da mesma forma, na semana de 26 a 29 de dezembro;
  • Na véspera de Natal, 24 de dezembro (um sábado), e no dia 25 de dezembro (um domingo) todas as agências permanecerão fechadas;
  • No dia 30 de dezembro (sexta-feira), não haverá expediente bancário;
  • No último dia do ano, 31 de dezembro, e no dia 1º de janeiro de 2023, os bancos também não funcionam.
Para conferir as informações exatas da cidade em que você vai estar nessa época, basta acessar o site da Febraban e preencher a localização desejada.
 
Ou seja: se você tem contas a vencer entre os dias 24 de dezembro e 2 de janeiro, o melhor a fazer é agendá-las para que possam ser pagas antes disso. Afinal, os boletos podem levar até 3 dias úteis para serem compensados.
 
Como realizar pagamentos durante esses dias?
Caso você precise realizar algum tipo de transação financeira nos dias em que os bancos não funcionam, é possível usar as opções alternativas, como:
  • Caixas eletrônicos;
  • Telefone;
  • Correspondentes;
  • Internet banking;
  • Aplicativos.
Como fica o pagamento feito pelas contas digitais?
Se você costuma usar uma conta digital, vale ficar atento. Verifique com o seu banco até quando é possível efetuar pagamentos e transferências.
 
A Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), responsável por realizar a compensação e liquidação de Transferência Eletrônica Disponível (TED), entre outras operações, funciona em horário diferenciado no fim do ano.
 
Que dia os bancos voltam a funcionar em 2023?
No dia 2 de janeiro de 2023 (segunda-feira), os bancos voltam ao expediente normal de atendimento ao público.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp