16/12/2022 às 21h51min - Atualizada em 16/12/2022 às 21h51min

PIB de Uberlândia – MG cresce mesmo com pandemia e se mantém entre os 25 maiores do Brasil

Indicador do IBGE mostra o desempenho da economia com base em dados de 2020, no auge dos impactos gerados pela disseminação da Covid-19.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberlândia - MG
O novo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em colaboração com a Fundação João Pinheiro (FJP), sobre o Produto Interno Bruto (PIB) das cidades reforça a relevância de Uberlândia – MG para a economia nacional. Baseado em dados de 2020, quando o país vivenciou uma grave crise sanitária e econômica devido à pandemia da Covid-19, o ranking aponta que o desempenho do município, na soma de todos os bens e serviços produzidos no período, ficou entre os 25 melhores do Brasil. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (16).
 
Com um PIB de R$ 37,63 bilhões, Uberlândia ocupa a 23ª posição, à frente de municípios como Sorocaba – SP, Ribeirão Preto – SP, Joinville – SC, João Pessoa – PB e Cuiabá – MT. Em Minas Gerais, a cidade tem a segunda maior atividade econômica – atrás apenas da capital, Belo Horizonte – e a primeira entre as cidades do interior.
 
O setor de agropecuária foi o que mais contribuiu para o fortalecimento econômico local em uma das fases mais desafiadoras para o país. Na participação setorial e comparando com 2019, o agro teve aumento de 40% em 2020.
 
“Todos sabem o quanto acreditamos que investimentos estruturantes são essenciais para uma cidade forte. E, assim que retornei para a Prefeitura, em 2017, esse foi o nosso principal compromisso para que recuperássemos nossa posição de referência nacional. Portanto, apesar das dificuldades, Uberlândia conseguiu manter sua força produtiva em um momento bastante crítico”, avaliou o prefeito Odelmo Leão (PP).
 

Maior atividade econômica
Para o mapeamento do desempenho da economia nos municípios, o IBGE considerou valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica (agropecuária, indústria e serviços) e dos setores públicos de administração, saúde, educação e seguridade social, os impostos, líquidos de subsídios e o PIB per capita.
 
Clique aqui e saiba mais
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp