16/12/2022 às 20h39min - Atualizada em 16/12/2022 às 20h39min

Uberlândia – MG é a 1ª do Brasil no ranking ‘Cidades com Serviços Inteligentes’ pelo segundo ano consecutivo

Digitalização dos serviços, inovação tecnológica em semáforos e telegestão da iluminação pública são alguns dos destaques apontados pela Conexis Brasil Digital e Teleco.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberlândia - MG
Foto: Reprodução/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Uberlândia - MG
As políticas públicas da Prefeitura de Uberlândia – MG em prol do desenvolvimento e da tecnologia no município receberam mais um importante reconhecimento na tarde desta sexta-feira (16). Pelo segundo ano consecutivo, Uberlândia é considerada a 1ª do Brasil no ranking “Cidades com Serviços Inteligentes”. A cerimônia de premiação, com a participação do prefeito Odelmo Leão, foi online e ocorreu no final da tarde. A secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, e o diretor presidente da Empresa Pública de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Mendes.
 
Neste ano, a cidade se destacou em 22 dos 26 critérios da análise feira pela Conexis Brasil Digital, em parceria com a consultoria Teleco. Foram três a mais do que em 2021. Entre as políticas públicas envolvendo o uso de recursos tecnológicos e virtuais que chamaram a atenção no prêmio estão a implementação do sistema e-Gov, serviços nas áreas da Saúde e Educação e o início da implementação dos semáforos inteligentes e da telegestão para monitorar lâmpadas de LED constantes na iluminação pública da cidade.
 
“O administrador precisar buscar estar à frente do seu tempo. E o nosso trabalho é nesse sentido. Hoje, a tecnologia é uma necessidade. Se queremos oferecer o melhor para a nossa população, para as nossas empresas e trabalhadores, precisamos estar mais conectados. A conquista novamente do 1º lugar no 'Cidades com Serviços Inteligentes' é um incentivo para persistirmos no investimento em inovação e no aprimoramento de mecanismos legais para ampliar o acesso de cada morador a essa realidade”, disse o prefeito Odelmo Leão (PP).
 

Serviços Inteligentes e Cidade Amiga do 5G
O ranking nacional considera a oferta de serviços por meio de recursos digitais e no estímulo às telecomunicações entre os 150 maiores municípios brasileiros. Os critérios consideram a atuação das gestões municipais nas áreas de mobilidade urbana, educação e saúde, meio ambiente, plataformas de atendimento à população e legislação local. Nesse último item, o resultado do ranking considera outro levantamento nacional: o “Cidades Amigas do 5G”, cuja edição 2022 Uberlândia ficou na 5ª posição.
 
Com quase 100% dos serviços digitalizados, a Prefeitura de Uberlândia possui plataformas de atendimento virtual, seja por meio de site ou aplicativo e diversas inovações que facilitam o dia a dia do cidadão. Além disso, a cidade foi a primeira do país a operar coma tecnologia 5G – realidade que completou um ano nesta quinta-feira (15).
 
Em mobilidade urbana, por exemplo, a frota do transporte público é monitorada via GPS e os usuários podem acompanhar o trajeto dos veículos em tempo real. Há painéis eletrônicos com os horários das linhas em pontos estratégicos da cidade. Na área de segurança, a Prefeitura possui parceria com a Polícia Militar para videomonitoramento do trânsito na zona urbana (por meio dos semáforos inteligentes) e das estradas rurais (facilitando a atuação das forças de segurança nas comunidades e distritos).
 
Na Saúde, a população tem acesso a prontuários eletrônicos e podem conseguir consultas remotas por meio do “Médico Virtual”, disponível via “Zap da Prefeitura” (34 3239-2800). Além disso, o aplicativo Saúde + Uberlândia facilita o acesso dos moradores a informações sobre vacina, funcionamento das unidades de saúde e notícias relevantes.
 
Na Educação, há, entre outras ações, kits de laboratório móvel de informática e foram adquiridos mais de 2,5 mil notebooks educacionais (chromebooks) para um atendimento ainda mais personalizado dos estudantes. E se o morador precisa resolver questões tributárias e administrativas, basta buscar o Portal de Negociação ou identificar uma das centenas de serviços de seu interesse, como o “Alvará ligeiro” (voltado para a construção) ou o “Alvará Sanitário Num Clique” (para empreendimentos).
 
Confira aqui o Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes 2022
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp