12/12/2022 às 20h32min - Atualizada em 12/12/2022 às 20h32min

Prefeitura inaugura Casa de Acolhimento LGBT em Belo Horizonte – MG

Uma das prerrogativas do serviço é que a unidade tenha aspectos de uma residência com ambiente acolhedor e estrutura física adequada, buscando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Belo Horizonte – MG agora tem uma Casa de Acolhimento LGBT – iniciativa inédita no país. O imóvel foi inaugurado nesta segunda-feira (12) data em que a capital completa 125 anos. O local vai acolher essa população, com mais de 18 anos, que esteja passando por situação de risco pessoal e social e que não tenha moradia.  A Casa tem 20 vagas.
 
O prefeito Fuad Noman (PSD) reforçou a importância da iniciativa pública na capital. “Nós anunciamos que no dia 12 de dezembro, aniversário da cidade, seria aberta a Casa e ela está aqui pronta e bem conservada. Que nós possamos dar para as pessoas que vierem pra cá um ambiente seguro, para sair de uma condição perigosa e uma situação vulnerabilidade”, afirmou.
 
O objetivo da Prefeitura é possibilitar que as pessoas atendidas tenham o fortalecimento e a reconstrução de vínculos para retorno ao convívio familiar e comunitário, quando possível, ou a construção e alcance de sua autonomia.
 
A secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Rocha, celebrou a inauguração. “A comemoração é essa demonstração da Prefeitura para a importância que Belo Horizonte dá para a acolhida. Sabemos que a população LGBT é vulnerável, principalmente aquelas mais pobres. Considerando esse cenário, essa é a resposta do município, um abrigo humanizado, uma unidade estatal”.
 
A Casa não será um serviço de “porta aberta”, ou seja, quando o próprio usuário busca pelo acolhimento. As vagas disponíveis inicialmente serão preenchidas por meio do encaminhamento das equipes, em especial do Centro de Referência LGBT de Belo Horizonte, a partir de uma avaliação técnica que contemplará os riscos e vulnerabilidades apresentados em atendimento.
 
Uma das prerrogativas do serviço é que a unidade tenha aspectos de uma residência com ambiente acolhedor e estrutura física adequada, buscando o desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar. Além disso, o serviço deve incentivar o acesso à cidade e aos diversos serviços públicos, como Saúde, Educação, Lazer e Cultura. A execução do serviço será feita em parceria com o Instituto Darcy Ribeiro.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp