08/12/2022 às 16h01min - Atualizada em 08/12/2022 às 16h01min

Pit Stop pela Paz encerra campanha pelo fim da violência contra a mulher em Várzea Paulista – SP

Faixas de conscientização e distribuição de panfletos informativos fizeram parte da ação, na Avenida Fernão Dias Paes Leme; 16 dias foram repletos de atividades em órgãos públicos.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Na manhã desta quinta-feira (8), os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, realizados pela primeira vez em Várzea Paulista – SP, foram encerrados com o Pit Stop pela Paz, na Avenida Fernão Dias Paes Leme (Centro). Diversos profissionais da Prefeitura e pessoas da sociedade civil exibiram faixas de conscientização com canais de denúncia, em faixas de pedestres quando o farol estava fechado, e distribuíram panfletos a pedestres e motoristas ali e nas proximidades.
 
As faixas de pedestres foram a que fica próxima ao ponto de ônibus do lado oposto à Chácara Mall e, no outro lado da avenida, a que está perto da esquina entre as Avenidas Fernão Dias e Bertioga. Foram distribuídos aproximadamente mil panfletos.
 
Entre as pessoas que realizaram a ação, destacam-se os guardas municipais do projeto Guardiã Maria da Penha, parceria da GCM de Várzea Paulista com o Ministério Público e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade, para atuar de forma constante na resposta à ocorrência de violência contra a mulher, fornecendo ampla assistência e proteção.
 
As ações da campanha foram conduzidas pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social e realizada em parceria com as Unidades Gestoras de Saúde e Educação, a Unidade Gestora Executiva de Cultura e o Fundo Social.
 

População tem vários meios de denunciar
 A chefe municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Félix, ressaltou que, além dos telefones 180 e 153, as mulheres varzinas podem denunciar qualquer tipo de violência à Delegacia da Mulher, que atende pessoalmente, na Avenida Eduardo de Castro, nº 655 – Vila São José, ou pelo telefone (11) 4606-1437. Todos esses canais atendem todos os dias, 24 horas.
 
Também há a opção da ida pessoalmente ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O serviço funciona na Rua Arajá, nº 199 – Vila Tupi e o telefone é (11) 4606-0437. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
 
“A gente espera que as pessoas se conscientizem pelo fim da violência contra as mulheres, que aumenta a cada dia. É preciso dar um basta e trabalhar muito sobre isso, pela prevenção e a não violência à mulher”, destacou Félix, cujo departamento mostra muita gratidão a todos os envolvidos no Pit Stop. 
 

Balanço positivo
Segundo o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, a campanha conseguiu êxito e foi satisfatória, com resultado muito positivo.
 
“Todos os objetivos dentro dos 16 dias foram alcançados. Quisemos conscientizar a população sobre os canais de denúncia e as formas de violência às quais a mulher às vezes está tão acostumada, que nem percebe isso como violência”, afirmou o gestor.
 
No dia 21 de novembro, Várzea Paulista iniciou solenemente as ações da campanha, que é realizada em âmbito nacional desde 1991. Com a presença de diversas autoridades e outras pessoas envolvidas na luta pelo fim da violência contra as mulheres, no auditório da Praça CEU, o ponto alto da abertura oficial foi a palestra da Dra. Luciana Manfredini, sobre a violência e como os servidores devem lidar com as vítimas, que precisam ser bem acolhidas.
 
A cidade vivenciou diversas rodas de conversa nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), que incluíram pessoas referenciadas e mães beneficiárias dos programas Viva Leite e Criança Feliz, além de atividades em equipamentos de cultura, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a distribuição de materiais a alunos de escolas municipais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp