08/12/2022 às 13h46min - Atualizada em 08/12/2022 às 13h46min

Banco Central (BC) anuncia alterações nas regras do Pix

Mudanças abrangem os limites nas transações e as modalidades Pix saque e Pix troco.

Redação
O Banco Central (BC) anunciou que algumas funcionalidades do sistema Pix terão atualizações a partir do dia 2 de janeiro de 2023. Criado pelo Banco Central em dezembro de 2021, o Pix permite pagamentos e transferências bancárias instantâneas que podem ser feitas mesmo entre bancos diferentes e sem a cobrança de taxas.
 
Em nota, o BC informou que a mudança tem como objetivo “simplificar as regras de implementação e aprimorar a experiência dos usuários ao efetuar a gestão de limites por meio de aplicativos”.
 
As ferramentas foram criadas em dezembro de 2021 pelo BC para incluir modalidades que dão acesso a dinheiro em espécie.
  • Pix Saque – permite o saque em dinheiro em estabelecimentos comerciais; 
  • Pix Troco – também possibilita o saque, mas associado à compra ou à prestação de um serviço. 
A entidade financeira também informou que vai alterar a obrigatoriedade do limite por transação, mantendo somente o limite por período. A nova regra determina a retirada dos limites transacionais para empresas, deixando a critério de cada instituição.
 
Outra grande mudança será a customização do horário noturno, que passa a ser opcional aos bancos. Pela norma antiga, o horário noturno é das 20h às 6h. Agora, as instituições poderão oferecer aos clientes a possibilidade de alterar o horário noturno para 22h.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp