08/12/2022 às 10h52min - Atualizada em 08/12/2022 às 10h52min

Operação Verão retorna este mês em Louveira – SP para atuar na segurança durante o período de chuvas

Objetivo da ação é diminuir os prejuízos causados por fortes chuvas de 1º de dezembro a 31 de março.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira - SP
A Operação Chuvas de Verão 2022/2023 já iniciou em Louveira – SP. Coordenada pela Secretaria de Segurança por meio da Divisão de Proteção e da Defesa Civil em parceria com todas outras secretarias do município, o objetivo da ação é diminuir os prejuízos causados por fortes chuvas de 1º de dezembro a 31 de março.
 
“Com a ajuda da população, podemos de forma efetiva, evitar e conter os danos causados pelo alto nível de chuvas durante esse período. Com este objetivo em mente iniciamos o trabalho do Plano de Contingência da Operação, estruturando a Defesa Civil”, disse o prefeito Estanislau Steck (PSD).
 
A Operação Verão é realizada em todos os municípios do Estado, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual. Na última quinta-feira (1º), o Coordenador da Guarda Municipal, Cássio Eduardo Garcia e o Agente municipal de Proteção e Defesa Civil Jailson Rosa Batista participaram da abertura da Operação no Estado de São Paulo.
 
O Plano de Contingência, que tem como objetivo preparar a cidade para esses eventos cria uma estrutura operacional e de ação integrada para o caso de emergências como enchentes, inundações, deslizamentos ou outros incidentes na cidade.
 
Essa estrutura fica responsável por acionar os diversos serviços da Prefeitura para atendimento em casos de ocorrências, incluindo desde questões de limpeza, segurança, obras e logística até os serviços de saúde e assistência social, entre outros.
 
A Defesa Civil trabalha na prevenção. Toda a cidade foi mapeada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas – IPT, sendo assim, é possível identificar os pontos suscetíveis a deslizamentos e inundações, onde são solicitados serviços como limpeza de córregos e rios, limpeza de galerias de águas pluviais, verificação do sistema de micro e macrodrenagem, construção de muros de contenção e outras ações que a Defesa Civil entenda ser necessária para o período de chuvas mais intensas. Além disso, a Unidade do Corpo de Bombeiros, instalado no município no início do ano, tem como atribuição a busca e salvamento de pessoas vítimas de deslizamentos e inundações.
 
“Não temos apenas um plano formal, mas temos um plano operacional e que tem a participação de todas as secretarias municipais de forma integrada. Isso nos dá segurança para esse período de chuvas”, disse o secretário de Segurança, Osvaldo Roberto Candido.
 
A Defesa Civil alerta que as operações também necessitam da ajuda da população, principalmente em situações de chuvas e raios onde é de extrema importância que os moradores tenham clareza dos riscos. Saiba como ajudar:
  • Não jogando lixo nas ruas, córregos ou rios;
  • Mantendo sempre quintais e bueiros limpos para as águas das chuvas escoarem mais rapidamente;
  • Mantendo ralos e calhas desobstruídos;
  • Não bloqueando a passagem das águas que vêm das casas acima da sua;
  • Embalando bem o lixo, acondicionando os sacos em locais altos, como caçambas e lixeiras;
  • Prevenindo parentes, amigos e vizinhos para que em caso de chuva intensa só saia de casa se for mesmo muito necessário;
  • Não dirija em ruas alagadas;
  • Se for necessário atravessar algum trecho inundado, verifique se a água está até a metade da roda. Se sim, você tem condições mínimas de dirigibilidade. Caso contrário, há possibilidade de o veículo flutuar e ser arrastado pela enxurrada;
  • Se o nível da água atingir a parte inferior da porta do seu veículo, abandone-o imediatamente e vá para um local seguro;
  • Não estacione debaixo de árvores ou postes de energia;
  • Evite se aproximar de ônibus e caminhões, veículos grandes podem levantar mais a água;
  • Evite áreas sob risco de deslizamento.
Serviço
A Defesa Civil disponibiliza um serviço de mensagem (SMS) para avisar diretamente os cidadãos sobre riscos de tempestades ou outros eventos climáticos. O serviço de texto fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do Estado de São Paulo.
Para ter acesso, o morador deve realizar o cadastramento enviando um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da sua residência ou de outros locais de interesse.
 
Conforme a Lei nº 12.340/14, que trata da prevenção aos riscos de desastre, é obrigatório que empresas de telefonia móvel transmitam, gratuitamente, informações de alerta à população.
 
O serviço é gratuito e a pessoa pode cadastrar quantos CEPs quiser, desde que cadastre um por mensagem.
 
Em caso de emergência é possível entrar em contato com a Defesa Civil de Louveira através do número (19) 3848-3097 ou 193 para o Corpo de Bombeiros.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp