05/12/2022 às 11h45min - Atualizada em 05/12/2022 às 11h45min

Formatura do Proerd reuniu 360 estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental em Louveira – SP

Alunos receberam orientações sobre a prevenção ao uso de drogas, violência e desenvolvimento de competências sociais.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira - SP
A Prefeitura de Louveira – SP, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Polícia Militar, realizou na noite de ontem (30), a formatura dos 360 alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental, no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A formatura aconteceu no Ginásio do CEIL Centro, às 19h. O evento foi destinado aos alunos, pais e responsáveis.
 
Os formandos levaram para casa um certificado atestando a participação do curso, depois de passarem por dez semanas de aprendizado com o cabo PM Paulo Henrique Oliveira Souza, nas escolas da Rede Municipal e Particular.
 

“Os alunos aprenderam não somente a dizer “não” às drogas, mas sim, o porquê desse não. Aprenderam também as maneiras de reforçar a autoestima e a resistir à pressão ao uso das drogas, por parte dos amigos. O certificado também oficializa o compromisso das crianças de resistirem às Drogas e à violência” afirmou o prefeito Estanislau Steck (PSD).
 
O Proerd é ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Com ênfase na conscientização da prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como evitar a violência, resistir às pressões diretas ou indiretas em relação ao uso de drogas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário. Oferece ainda estratégias para desenvolvimento da competência socioemocional, noções de cidadania, habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões e resolução de conflitos.
 

“Drogas e juventude são assuntos muito discutidos por toda a comunidade escolar e o PROERD viabiliza essa discussão através de um diálogo colaborativo entre os alunos. O envolvimento dos profissionais da educação foi essencial para atingirmos o excelente resultado obtido”, ressaltou a secretária.
 
Durante a formatura foram premiados os alunos que foram destaque na redação: “O que eu aprendi no Proerd”. A cerimônia contou com a presença do Leão Darem, que é a mascote do projeto e de personagens surpresas, como robôs e super-heróis. Os estudantes prestaram o juramento, que foi lido pelo cabo PM Henrique, instrutor do Proerd.
 

“O programa carrega uma mensagem de valorização à vida através da cooperação entre Polícia Militar, comunidade escolar e familiares. Os alunos aprendem estratégias adequadas de cidadania, favorecendo o fortalecimento dos futuros condutores da sociedade contra as formas de chamamento ao abuso de drogas e à prática de ações antissociais”, afirmou o PM.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp