03/12/2022 às 10h43min - Atualizada em 03/12/2022 às 10h43min

Orquestra Sinfônica do Projeto GURI se apresenta sob a regência de Fabrícia Medeiros no SESC Jundiaí – SP

Para este último concerto do ano, a Orquestra Sinfônica traz um programa com repertório diversificado que contempla peças de compositores de Mozart e César Guerra-Peixe, entre outros.

Redação
Foto: Divulgação/Fabrícia Medeiros apresenta-se com o Grupo de Referência de Jundiaí - SP
O Projeto GURI no Interior e Litoral – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência com ênfase na participação de artistas mulheres. O GR de Jundiaí – Orquestra Sinfônica apresenta-se sob a regência de Fabrícia Medeiros, no dia 6 de dezembro, às 19h, no SESC Jundiaí (Av. Antônio Frederico Ozanam, nº 6.600 – Jardim Botânico – Jundiaí – SP).
 
Para este último concerto do ano, a Orquestra Sinfônica traz um programa com repertório diversificado que contempla peças de compositores de Mozart e César Guerra-Peixe, entre outros.
 
Fabrícia Medeiros
Clarinetista formada pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP) e pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Fabrícia Medeiros possui experiência na educação musical em diversos projetos, entre eles o Projeto Guri, onde atuou ao longo de 14 anos. Formada no curso Consciência Corporal para Músicos, sob orientação de Eleni Vosniadou, desenvolve atualmente o Projeto Sopro Consciente em parceria com a Fonoaudióloga Michelle Xavier. Medeiros já atuou em diversos grupos de formação camerística e orquestral como clarinetista/claronista. Atualmente integra a Jazzmin’s Big Band, a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro, o Quarteto de Clarinetes do núcleo de Grupos de câmara São Paulo e o Trio Choro de Mulher.
 
Como maestra, é orientada por Claudio Cruz desde 2017, e ganhou o 1º lugar no Concurso do II Curso de Dirección Orquestral, La Serena Chile, 2022. Já atuou como maestra convidada frente a grupos como a Banda Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri Santa Marcelina, o Grupo de Referência do Projeto Guri “Orquestra Sinfônica de Jundiaí”, a orquestra Filarmônica da UFBA no I Encontro Feminino de Clarinetistas, e atualmente é regente assistente da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo.
 
Mulheres na Música
“As mulheres são o grande destaque da programação anual de concertos dos grupos artísticos do Projeto Guri do Interior e Litoral.  Um panorama de solistas e regentes, da música de concerto e popular, com destaque nacional e internacional, realizam residências artísticas quem têm como resultado 26 concertos. 

O objetivo é aumentar as referências femininas na música profissional, contexto que ainda é majoritariamente masculino”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura, organização gestora do GURI.
 
As convidadas Adriana Holtz, Alda Bomfim, Eliana Sulpicio, Élodie Bouny, Fabricia Medeiros, Gê Côrtes, Jane do Bandolim, Juliana Ripke, Maíra Ferreira, Paula Castiglioni, Paola Picherzky, Paula Valente, Rosângela Rhafaella e Sarah Higino compartilham o palco com os Grupos de Referências de Araçatuba (Camerata de Violões), Bauru (Banda Sinfônica), Franca (Camerata de Cordas Dedilhadas), Itaberá (Banda Sinfônica), Jundiaí (Orquestra Sinfônica), Lorena (Coro), Marília (Percussão), Piracicaba (Coro), Presidente Prudente (Orquestra Sinfônica), Santos (Camerata de Violões), São Carlos (Big Band), São José do Rio Preto (Camerata de Cordas Friccionadas), Sorocaba (Coro e Percussão).
 
Grupos de Referência
Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.
 
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba – SP, Bauru – SP, Franca – SP, Itaberá – SP, Jundiaí – SP, Lorena – SP, Marília – SP, Piracicaba – SP, Presidente Prudente – SP, Santos – SP, São Carlos – SP, São José do Rio Preto – SP e Sorocaba – SP.
 
O Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica já tocou sob a regência de André Sanches, Jean Reis e Carlos Moreno. Entre as apresentações destacam-se a abertura da Virada Cultural, em Jundiaí (2013); o concerto do Dia das Mães, com o solista Paulo Paschoal, da OSESP (2014); Festival de Música de Boituva, com Ná Ozzetti (2013); concerto com Leci Brandão, no Auditório Ibirapuera (2015), além de participação no espetáculo ‘Lendas Amazônicas’. Em 2017, sob a regência de Felipe Sena, integrou o programa ‘Cartas Brasileiras’, da flautista Lea Freire, com Amilton Godoy, Fabio Peron e Vinicius Barros. Em 2021, na obra ‘A Suíte Aquática’, de Händel, tocou em espetáculo audiovisual com a cravista Isabel Kanji.
 
Programa
Grupo de Referência de Jundiaí – Orquestra Sinfônica
Regente: Fabrícia Medeiros
 
JOHANNES BRAHMS (1833-1897)
Sinfonia nº 1 [arr. Richard Meyer]
  1. Adagio – Più Andante – Allegro non tropo, ma com brio – Più Allegro
ANTONÍN DVORÁK (1841-1904)
Sinfonia nº 9 - Do Novo Mundo [arr. Brad Pfeil]
 
LEOPOLD MOZART (1719-1787)
Sinfonia dos Brinquedos
  1. Allegro
    II. Menuetto
    III. Allegro
CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993) / CLÓVIS PEREIRA (1932-) 
Mourão [arr. Mateus Araújo]

OSCAR LORENZO FERNÁNDEZ (1897-1948) 
Batuque – da Suíte Orquestral “Reisado do Pastoreio”

JULIANA RIPKE (1988-)
Suíte Chiquinha Gonzaga 
 
Serviço
GR Jundiaí – Orquestra Sinfônica
Regente: Fabrícia Medeiros
Data: 6 de dezembro, terça-feira
Horário: 19h
Local: SESC Jundiaí
Endereço: Av. Antônio Frederico Ozanam, nº 6600 – Jardim Botânico – Jundiaí – SP
Entrada: gratuita
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp